Segunda fase da Olimpíada Brasileira de Física será no próximo dia 25

Alunos de Mossoró e região farão a prova no Campus Mossoró

Publicada em 21/09/2010 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Nopróximo dia 25 de setembro será aplicada, no campus Mossoró, a segundafase da Olimpíada Brasileira de Física com as escolas de Mossoró eregião, com a participação de alunos das cidades de Assu, Areia Branca,Apodi e Tibau, além dos 105 alunos da cidadede Mossoró, com destaque para os nossos alunos ERIVANTORRES JÚNIOR, medalha de prata na OBA 2010 e  JACKSON EMMANUEL DELUCENA SOUSA, campeão estadual da primeira fase da OBF 2010.

A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) destinado a todos os estudantes do ensino médio (antigo 2º grau) e aos estudantes da última série (atual último ano) do ensino fundamental. Em 2010 a OBF está sendo realizada pela décima segunda consecutiva para os alunos do Ensino Médio e pela quarta vez para os estudantes da oitava série (atual nono ano) do Ensino Fundamental.

Por meio da OBF, a Sociedade Brasileira de Física em colaboração com os vários Institutos e Departamentos de Física de Universidades Estaduais, Federais e Institutos Federais elaborou um projeto que, a exemplo de quase uma centena de países, visa usar as competições intelectuais como veículos capazes de despertar e estimular o interesse pela Física, melhorar seu ensino,  incentivar os estudantes a seguirem carreiras científico-tecnológicas e prepará-los para as Olimpíadas Internacionais de Física (OIF) como forma de comparar, neste nível, nosso ensino com o de outros países.

O cronograma da OBF segue conforme descrito abaixo:

• Segunda fase: sábado, 25 de setembro, das 13h às 17h;

• Terceira fase: Prova Teórica - sábado, 30 de outubro, das 13h às 17h;

•                      Prova Prática - sábado, 30 de outubro, das 9h às 11h30m.

As questões das provas da segunda e terceira fases são discursivas. A prova prática é somente na terceira fase e para alunos da 8ª série (atual 9º ano) do ensino fundamental e da 1ª e 2ª séries do ensino médio. Os detalhes e programa encontram-se no Regulamento da OBF. Para acessar o site oficial da OBF basta clicar aqui.