Volta às aulas

Saiba como será a volta às aulas do Campus Mossoró

Tire todas as suas dúvidas sobre a nova volta às aulas

Publicada em 28/09/2020 Atualizada há 12 meses

Neste dia 5 de outubro, o Campus Mossoró retornará as aulas de forma remota. Visando orientar aos(as) alunos(as) sobre como funcionará a rotina de estudos, nós elaboramos esta matéria contendo os principais pontos. Vamos conferir?

• Aulas síncronas e assíncronas, o que é isso?

As aulas síncronas, ocorrem em tempo real através de uma plataforma de videoconferência em comum (no caso, o Microsoft Teams) e com interação entre aluno e professor.

Já nas aulas assíncronas, temos justamente a diferença entre o tempo em que o conteúdo é postado e quando os alunos o recebem, tendo eles o poder de decidir o quanto e quando é melhor estudarem.

•  Ensino Remoto X Ensino Ead

Primeiramente, saiba que existe uma diferença entre educação a distância e ensino remoto. Veja as diferenças na tabela a seguir:

Aula remota

Ensino a distância

Aulas ao vivo e remotas simulando o encontro presencial

Aulas gravadas

Professor da disciplina disponível diariamente

Tutor/Monitor como suporte de maneira atemporal

Conteúdo e material didático mais personalizados e ajustados pelo professor segundo a necessidade

Conteúdo e material didático mais padronizados, normalmente disponibilizados com antecedência

Cronograma mais flexível e ajustado segundo o contexto atual

Cronograma padronizado

Avaliações mais centradas nas aulas

Avaliações padronizadas

Mais atividades síncronas

Atividades síncronas e assíncronas

Carga horária concentrada nas aulas

Carga horária distribuída entre diversos recursos midiáticos

Mais centrado no professor

Mais autoinstrucional

• Qual plataforma será usada em nossas aulas remotas?

Anossa principal plataforma será o Microsoft Teams e você pode acessar com o e-mail acadêmico (tutorial de como criar o seu e-mail acadêmico).

• Certo! Agora quais serão os meus horários de aulas? Confira!

Clica aqui

• Para finalizar, algumas dicas para você se adaptar à nova rotina

1. Disciplina: a frequência e a participação serão levadas em conta com a mesma seriedade. Planeje e organize sua agenda diária de atividades.

2. Alimentação: alimente-se bem e hidrate-se. Que tal manter uma garrafinha com água do lado da mesa?

3. Ambiente de estudo: estude confortavelmente em um local tranquilo, bem iluminado e ventilado. Isso tornará o seu estudo mais proveitoso.

• Precisando de ajuda ou esclarecer uma dúvida? Fale com a gente

Contatos de apoio ao ensino