CFT
Representantes do CRT - RN apresentam o Conselho Federal dos Técnicos aos alunos do Campus
Palestra aconteceu hoje pela manhã (18)
Publicada em 18/09/2019 ― Atualizada há 1 ano, 8 meses
Na manhã desta quarta-feira (18), o técnico em edificações e presidente do Conselho Regional de Técnicos Industriais (CRT - RN), Jerônimo Andrade e os dois conselheiros Iogo Bernardino e Cordiniz Azevedo estiveram no Campus Mossoró para apresentarem o Conselho Federal dos Técnicos (CFT) aos alunos.
Cordiniz Azevedo explicou quem são os técnicos industriais, o que é uma TRT (Termo de Responsabilidade Técnica), como se inscreve no conselho, as atribuições e resoluções da nova instituição. Atentou ainda para as responsabilidades, a legalidade e a autenticidade que deve ser exercida pelos futuros técnicos.
“Estamos indo a todas as escolas técnicas do Rio Grande do Norte, fazendo com o que o profissional técnico entenda como funciona o conselho e qual sua importância”, afirma Iogo Bernardino, conselheiro do CRT – RN.
Em 2018, foi aprovada a Lei nº 13.639, que criou o Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), para o qual estes profissionais deverão migrar. A migração ocorre através de um processo de transferência de registros, acervos e demais informações e documentações que antes eram salvaguardadas pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
Sendo assim, as variadas modalidades técnicas das áreas: Civil, Mecânica, Metalúrgica, Minas, Geologia, Agrimensura, Arquitetura e Elétrica (que agora inclui vários profissionais da tecnologia de informação), estão incluídas nas prerrogativas e atribuições do CFT.
O novo conselho assume o lugar do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), exercendo várias funções importantes, como a de Órgão responsável representativo, e de Orientação e Fiscalização Técnica Profissional.