Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

XI conpe

Psicóloga do Câmpus Mossoró apresenta trabalho em Minas Gerais

O 11º Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional aconteceu em Uberlândia-MG.

Publicada em 26/08/2013 Atualizada há 1 ano, 3 meses

A Psicóloga do Câmpus Mossoró, Glaudênia Alves de Moura, participou entre os dias 14 a 17 de agosto do XI CONPE – Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional na Universidade Federal de Uberlândia, na cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Na ocasião ela apresentou o trabalho intitulado “Relacionamento Interpessoal na sala de aula, contribuições da Psicologia para o processo ensino – aprendizagem”, um estudo de caso em uma das turmas do instituto.

Congresso Psicologia Escolar e Educacional: Compromisso Ético-Politico com a Educação foi a temática da décima primeira edição do evento que, visa destacar os vinte e dois anos da ABRAPEE (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional) enquanto entidade na luta pela inserção do psicólogo no campo educacional, articulando e apresentando as principais contribuições da Psicologia para o campo da educação escolar e educacional em uma perspectiva da educação para todos e de uma sociedade democrática.

O Congresso, que é realizado a cada dois anos, contou com a apresentação de estudos e pesquisas, exposições, lançamentos de livros, relatos de experiências e de atuação em discussão no âmbito acadêmico, científico e profissional no campo da Psicologia Escolar e Educacional.

No evento, do qual participaram profissionais de todo o país, foram abordadas várias temáticas ligadas à educação. Entre elas violência na escola, educação de jovens e adultos, educação à distância, mediação de conflitos e formação dos professores. Segundo Glaudênia, a participação em um congresso dessa relevância é importante pois “é uma oportunidade de atualizar os conhecimentos e compartilhar experiências com profissionais do Brasil inteiro, tanto da rede pública quanto da rede privada de ensino”.

Durante o congresso, foram realizadas conferências com professores de diversas universidades do país, como também de outros países como México e Cuba.