Projetos do Campus Mossoró do IFRN são aprovados para as Oficinas 4.0 da SETEC

Alunos e professores passarão por capacitação

Publicada em 16/12/2021 Atualizada há 1 ano, 3 meses

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação tornou público o resultado para as Oficinas 4.0. O Campus Mossoró do IFRN teve dois projetos aprovados para implementação das oficinas. O programa é formado por várias oficinas extracurriculares, utilizando a base de projetos para uma melhor aprendizagem.

As oficinas 4.0 do Ministério da Educação objetivam selecionar propostas de instituições da Rede Federal para a implementação de programa de capacitação de estudantes nas áreas de empreendedorismo, novas tecnologias digitais e planejamento e gestão de projetos.

Os dois projetos aprovados do Campus Mossoró possuem parceria com a Escola Municipal Senador Duarte Filho.

O projeto Desenvolvimento e implantação de programas CNC otimizados nas linhas de produção na indústria metal mecânica de Mossoró é coordenado pelo engenheiro mecânico e professor do IFRN Felipe Bento e foi aprovado em parceria com a empresa ENGPETROL. O projeto Desenvolvimento de uma plataforma de monitoramento de reservatórios de água por meio de dispositivos móveis conta com a colaboração da empresa JA2 Renováveis, sendo coordenado pelo docente Clayton Maciel, graduado em Ciências da Computação.

O Profº Dr. Wagner Torquato, integrante do primeiro projeto, afirma que um dos objetivos desse edital é a aproximação da instituição com o setor produtivo, “assim como difundir os conhecimentos desses projetos nas escolas”.

A seleção, para os alunos participantes, irá acontecer no decorrer dos próximos meses. O projeto, inicialmente, ofertará cursos de capacitação aos integrantes com foco nas Oficinas 4.0 voltadas à construção de soluções para demandas reais oriundas do setor produtivo, com o objetivo de desenvolver, em estudantes do ensino técnico, de graduação e pós-graduação, as competências e habilidades requeridas pela Economia 4.0. Os cursos irão iniciar a partir de março de 2022.

Acesse o resultado no site do MEC:

RESULTADO OFICINAS 4.0