Extensão

Projeto de extensão trabalha sustentabilidade em escolas municipais de Areia Branca

O projeto busca promover uma cultura de sustentabilidade ambiental nas escolas

Publicada em 22/11/2017 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O IFRN/ Campus Mossoró, através do departamento de Gestão Ambiental, vem realizando, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Areia Branca, o Projeto de Extensão Escola Sustentável: Construindo a Sustentabilidade e Educando para Cidadania Ambiental.

O projeto que tem como responsável o professor Julimar França, busca promover uma cultura de sustentabilidade ambiental nas escolas, mediante a implantação de novas práticas e atitudes sustentáveis, voltadas para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao desenvolvimento da cidadania ambiental.

Recentemente o projeto construiu nas Escolas Municipais Vingt Rosado e Aluízio Alves, hortas escolares de plantas medicinais.

“As Hortas são laboratórios vivos que colocam os alunos em contato com a natureza e permitem a construção de um processo de ensino-aprendizagem baseado numa práxis, capaz de sensibilizar os educandos e formar criticamente cidadãos ambientais.  Além disso, o conhecimento sobre a utilização e propriedades das plantas medicinais permitem o resgate do saber popular e a reflexão crítica sobre a indústria farmacêutica e a medicina tradicional”, afirmou o Professor Julimar França.

Além da construção de hortas nas escolas, a equipe do projeto instalou nos dois estabelecimentos de ensino, papa pilhas e baterias. O equipamento tem como objetivo sensibilizar as crianças e toda a comunidade escolar sobre a importância de destinar corretamente esses resíduos altamente perigosos.