lixo tecnológico

Projeto de Extensão em Educação Tecnológica do Câmpus Mossoró é finalizado com êxito

O projeto que teve a coordenação do servidor João Paulo de Oliveira será encerrado até o próximo dia 31 de dezembro, com enorme êxito no que foi proposto.

Publicada em 21/12/2012 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O projeto de extensão “Lixo Tecnológico: Um problema que tem solução” teve cinco turmas atendidas em três escolas da Rede Pública de Ensino. Foram cerca de 97 alunos atendidos / participantes do 9º e 1º anos.

O trabalho teve como objetivo suscitar junto aos alunos de escolas públicas discussões sobre essa temática, bem como contribuir com a formação socioambiental dos discentes através da realização de oficinas didático-pedagógicas e de palestras sobre metareciclagem em escolas publicas.

Adotando uma perspectiva interdisciplinar com informática, química, artes e meio ambiente, o projeto amplia a capacidade do aluno em trabalhar com novas tecnologias, leva-o a posicionar-se diante da informação e a interagir, com o meio físico e social, contribuindo para que ele aprimore seu conhecimento na área de informática e tenha criticidade diante dos problemas ambientais.

Os principais resultados mostram a importância da continuidade desse processo nas escolas públicas, pois o mesmo contribuiu significativamente para a consolidação da Educação Ambiental nas escolas participantes, concluindo então que este projeto foi de grande importância para a construção disciplinar e sociocultural dos envolvidos, tendo como foco a reutilização e o reaproveitamento dos materiais tecnológicos, mantendo o devido respeito pelo meio ambiente e cultivando os valores culturais da sociedade. Veja aqui o relatório do projeto.