Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Assistência Estudantil

Profissionais de saúde do IFRN apresentam documento com metas voltadas aos estudantes

"Política de Saúde Estudantil do IFRN 2014-2018" foi apresentada no gabinete da Reitoria

Publicada em 16/07/2014 Atualizada há 12 meses

Membros do GTESS divulgaram os estudos e as propostas para a institucionalização da política de saúde estudantil do IFRN

O Grupo de Trabalho e Estudos dos Setores de Saúde do IFRN (GTESS) se reuniu, na tarde desta terça-feira (15), com o reitor Belchior de Oliveira Rocha e com a diretora de Gestão de Atividades Estudantis, Solange da Costa Fernandes, com objetivo de apresentar o documento Política de Saúde Estudantil do IFRN 2014-2018, que vai servir de base para o funcionamento da assistência à saúde estudantil no Instituto. 

Janmille Valdivino, membro do GTESS e dentista do Campus de Macau, apresentou o documento coletivo e disse que os trabalhos foram iniciados há mais ou menos um ano, com todos os profissionais de saúde do IFRN. Para desenvolver a política de saúde do IFRN, o grupo realizou reuniões presenciais e por videoconferências, a fim de discutir uma estruturação do setor, padronizando as diretrizes de funcionamento e o atendimento ao público.

Entre as metas propostas no novo documento, o GTESS (composto por 14 profissionais de saúde do IFRN) prevê a implantação de ações sistêmicas voltadas aos estudantes dos campi. Algumas das ações, segundo o membro do grupo e Odontólogo do Campus Ipanguaçu do IFRN, Thiago Raulino, já estão em andamento, tais como: a Cantina Saudável, o Prontuário Eletrônico, a vacinação e as melhorias no catálogo para materiais de saúde (Catmat). 

A ideia de realizar um documento oficial foi iniciada no I Encontro dos Profissionais de Saúde do Instituto, promovido pela Diretoria de Assistência Estudantil (DIGAE),  quando os profissionais definiram uma metodologia para o planejamento. Já no segundo encontro, ocorrido em abril deste ano, a Política de Saúde Estudantil do IFRN 2014-2018 começou a ser finalizada e os profissionais dos campi pactuaram medidas. 

"O documento final irá integrar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e será apresentado aos coordenadores de Atividades Estudantis do IFRN", disse Thiago Raulino.