ONHB

Professores agradecem pelo excelente resultado na 5ª ONHB

Cinco equipes conquistaram medalhas e 8 equipes receberam menção honrosa. O Câmpus foi a única escola pública do Brasil a conquistar medalha de ouro e foi campeão no número geral de medalhas (02 ouro, 01 prata, 02 bronze).

Publicada em 22/10/2013 Atualizada há 1 ano

Nas palavras do Prof Gerardo Bastos: "mais uma vez, o IFRN deixou a sua marca na ONHB! Cumprimos muito bem a nossa missão!"  (veja o quadro geral do resultado das equipes do Câmpus Mossoró.)

De fato, fomos a Instituição com o maior número de equipes finalistas na 5ª ONHB: foram 53 (cinquenta e três) equipes classificadas para a fase final, das quais,  33 equipes eram formadas por alunos do Campus Mossoró.

No entanto, devido a limitações orçamentárias, apenas 13 equipes do Câmpus Mossoró e 20 equipes dos demais campus puderam se deslocar para Campinas (SP). Ao todo, 33 equipes representaram o  IFRN na fase final.

E essa representação trouxe para o nosso Instituto 33 medalhas: 02 medalhas de ouro (ambas do Campus Mossoró), 03 de prata (Campus Mossoró, Natal e João Câmara) , 05 de bronze (Campus Mossoró [02], Natal Central [02] e Pau dos Ferros [01]) e 23 menções honrosas (Campus Pau dos Ferros [10], Mossoró [08], Natal Central [03], João Câmara [01] e Caicó [01]).

Dentre todos os IF's que participaram da 5ª ONHB fomos os mais bem sucedidos e mais: o IFRN/Câmpus Mossoró foi a única escola pública do Brasil a receber medalha de ouro. Todas as outras 13 medalhas de ouro foram para equipes de escolas particulares (de São Paulo [09], do Ceará [02], de Pernambuco [01] e do Rio de Janeiro [01]).

O IFRN-Campus Mossoró junto com o Colégio Etapa de São Paulo (particular) foram os maiores medalhistas. Ambos com 02 de ouro, 01 de prata e 02 de bronze.

Alguns dos professores envolvidos na conquista deram depoimentos. Um deles é da Profa. Alexandra (que se dispôs a acompanhar os estudantes) e outro do Prof. Gerardo Bastos (grande motivador, mostrando um empenho inspirador aos alunos):

"No dia 17/10/2013 saímos de Mossoró com um grupo de 39 alunos com destino a Fortaleza para participarmos da ONHB - Olimpíada Nacional em História do Brasil. Nunca pensei que  participar deste evento me proporcionasse momentos inesquecíveis. Tínhamos 13 equipes participantes e, é claro, concorrentes entre si. Mas o que presenciei foi maravilhoso. Vi que 13 equipes era apenas um número. Percebemos,  na realidade, que tínhamos viajado com apenas 1 equipe com 39 participantes pois a união reinava no grupo seja pela divisão de um pacote de bolacha, de um salgado, de uma dúvida e até mesmo de uma estratégia. Durante o 1º dia do evento o professor Tony conversava comigo sobre a emoção que ele sentiu no dia da premiação das equipes de 2012. E realmente foi para mim um momento ímpar  e inesquecível . Nossos alunos são fantásticos. Agradeço à Direção-Geral do Campus Mossoró por ter me proporcionado este momento junto ao grupo, ao professor Tony, ao mestre Gerardo que mesmo visivelmente cansado ministrou durante a noite que antecedia à prova uma belíssima aula de revisão de História, e principalmente aos alunos pela responsabilidade, união, e maturidade demostrada durante toda a competição" (Profa. Alexandra Costa Ribeiro).

"Quero agradecer mais uma vez, em nome das equipes de Mossoró, à Direção do Câmpus Mossoró, nas pessoas dos Professores Jailton Barbosa, Hélio Pinheiro e Francisco Bento, pelo apoio dado na logística para a final. À Professora Alexandra Costa pela solicitude, pela presteza, pela trabalhosa logística e por nos acompanhar e vivenciar esta experiência em Campinas. Ao Professor Tony César, que mesmo sem estar com equipes no evento final (embora tenha classificado 03 equipes), colaborou de forma intensa para a consecução de nosso êxito. Ao Professor Francisco das Chagas, que sem ter se envolvido diretamente, neste ano, torceu o tempo todo por nós. Aos Professores de Língua Portuguesa, que ajudaram os nossos estudantes na correção do "Folheto Turístico". Ao Professor Lima Júnior, pai de uma estudante da equipe "Escória da Humanidade", que foi ao evento final como acompanhante e acabou se tornando mais um membro importante da equipe de apoio e de logística.  E a todos aqueles que sempre vem nos incentivando, no sentido de construir uma educação de qualidade. E finalmente, um agradecimento especial a todos os estudantes que se inscreveram para a 5ª ONHB! Eu me orgulho de participar de um grupo tão coopetitivo (pois unem cooperação à competição), que acreditou em nossa proposta de trabalho, através de uma autonomia de estudo, de uma demonstração de maturidade intelectual,  e, com muito afinco e qualidade, vêm levando o nome de uma pequena cidade do interior do sertão nordestino, e de uma instituição educacional pública, aos degraus mais altos da educação brasileira. Vocês estão de parabéns! Um abraço!". (Prof. Gerardo Bastos)