Professor ministra oficina em evento

Professor do IFRN Campus Mossoró ministra oficina sobre Alfabetização Científica e Tecnológica em Encontro de Pesquisadores na UFPE

Evento ocorreu nos dias 1 e 2 de agosto.

Publicada por Kaio Braz em 20/08/2024 Atualizada há 1 semana, 4 dias

Prancheta 1

Nos dias 1 e 2 de agosto de 2024, o professor Albino Oliveira, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte Campus Mossoró (IFRN), participou de mais um encontro de pesquisadores no âmbito do Projeto Universal, vinculado à Chamada Pública do CNPq/MCTI/FNDCT n° 18/2021. O evento aconteceu na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e contou com a presença de estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da instituição.

O Projeto Universal, aprovado em 2022, tem como objetivo principal investigar questões relacionadas à alfabetização científico-tecnológica, especialmente na formação de professores de Ciências e pedagogos. Albino Oliveira, que coordena uma equipe formada por pesquisadores da UFPE e da UFRN, destacou a importância deste projeto no cenário educacional brasileiro.

Objetivos e contribuições do encontro

O principal objetivo do encontro foi socializar a execução do projeto entre os pesquisadores envolvidos e promover oficinas de formação de professores, baseadas no referencial teórico e nos achados do projeto. A oficina ministrada pelo professor Albino abordou o tema "Alfabetização Científica e Tecnológica e os Desafios Contemporâneos", trazendo à tona discussões fundamentais para a formação de professores pedagogos.

A oficina contribuiu significativamente para o avanço das pesquisas em alfabetização científica e tecnológica, uma vez que mobilizou conhecimentos teóricos e práticos, aplicando-os à realidade da formação de professores. Segundo Albino, "o encontro cotribuiu para o avanço das pesquisas, uma vez que a gente está mobilizando conhecimentos teóricos, práticos, na realidade de formação de professores”.

O professor Albino Oliveira afirmou que existem planos para continuar e expandir as atividades relacionadas ao Projeto Universal no futuro. Contudo, ele destacou que, neste momento, a equipe está focada na finalização do projeto, prevista para março de 2025. A expectativa é de que os resultados obtidos até agora possam contribuir para o fortalecimento da formação de professores em todo o Brasil.

Experiência no evento

Ao refletir sobre sua participação no evento, Albino Oliveira ressaltou a relevância do encontro para a consolidação das pesquisas em andamento e para a troca de experiências entre os profissionais da educação. A oficina ministrada na UFPE foi uma oportunidade importante para compartilhar conhecimentos e práticas que têm potencial para transformar a educação científica no país.

O IFRN Campus Mossoró se orgulha da atuação do professor Albino Oliveira e da contribuição que ele tem proporcionado para a formação de futuros educadores e para o avanço da alfabetização científica e tecnológica no Brasil.

Oficina Evento Professor