Professor do Campus Mossoró participa de evento internacional

Congresso foi realizado na cidade de Puno - Peru

Publicada em 26/08/2010 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O professor de Eletrotécnica Filipe de Oliveira Quintaes, do campusMossoró, teve participação de destaque no XVII Congresso Internacionalde Ingeniería Eléctrica, Electrónica y Sistemas - INTERCON 2010,realizado na Escuela Profesional de Ingeniería Electrónica daUniversidad Nacional del Altiplano, em Puno, no Peru. Representando oIFRN no evento, Quintaes apresentou o trabalho intitulado: "Projection and Simulation of High Voltage and Frequency Planar transformer to a Plasma Inertization Plant".

"A contaminação do ambiente é uma questão que diz respeito a todos.O lixo tóxico é uma das principais causas de contaminação e uma soluçãoglobal para eliminá-lo é o uso do plasma térmico. Atualmente, está emfase de desenvolvimento um projeto de uma planta de inertização de lixotóxico na UFRN, coordenado pelo professor Andrés Ortiz. Esta planta écomposta, basicamente, por uma fonte de alimentação de radiofrequência(fonte RF) e uma tocha indutiva a plasma. O objetivo deste trabalho é oestudo e o projeto do transformador de média potência (50 kW) operandoa alta frequência (400 kW), responsável pela adaptação da impedância dacarga (tocha) com a fonte de alimentação da planta de inertização. Paraisso, foi utilizado um software de simulação baseados em métodos deelementos finitos bem como a montagem de um protótipo dotransformador", explica o professor Filipe.

O congresso contou com a presença de pesquisadores de diferentespaíses, como França, México, Argentina, Peru, Colômbia, Chile e Brasil.Segundo o professor Filipe, o "evento foi de grande satisfaçãoprofissional, uma vez que possibilitou uma interação com pesquisadoresde diversos países sobre diferentes temas técnicos. Verifiqueitrabalhos técnicos com propostas de atualização de normas técnicasinternacionais, trabalhos na área de robótica e percebi também umapreocupação relacionada às atividades de ensino, uma vez que no eventotambém foram contemplados trabalhos da área educacional". O professorainda relatou que pesquisadores da Universidad Nacional de San Agustín- Arequipa, Peru - se manifestaram com interesse no presente trabalho esugeriu uma visita ao Brasil para conversar sobre o desenvolvimento deoutro protótipo.