Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Plantio do Baobá

Abertura do Festival de Artes 2023 no IFRN Campus Mossoró.

Publicada em 07/02/2023 Atualizada há 1 ano, 8 meses

   O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)  – Campus Mossoró, realizou o plantio do nosso Baobá nesta quinta-feira, dia 01 de fevereiro, durante a abertura do Festival de Artes 2023. O evento teve a benção de Francisco Welligton – Pai Bolinha – coordenador de articulação do Fórum das Comunidades Tradicionais de Terreiros de Matriz Afro-Ameríndia de Mossoró/RN  além da performance artística “Ancestralidade” de Tony Silva e apresentação de Lenilda Sousa. Contou ainda com a recepção de abertura e uma visita às exposições do Festival de Artes e a feira agroecológica promovida pelo IFSOl em parceria com a Rede Xique-Xique. 
 
       O plantio do Baobá foi organizado pelos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros do IFRN e da UERN em parceria com o Núcleo de Artes (Nuarte), instituição responsável por organizar o Festival, além do IFSOL, SINASEFE - Seção Mossoró e Oeste Potiguar e a FUNCERN. 
 
     Registramos a presença de Faviano Moreira, o Secretário de Agricultura e Desenvolvimento da Prefeitura de Mossoró e a coordenadora do Centro de Mudas da prefeitura de Mossoró, Ocimara Fernandes, que doaram a muda ao campus por intermédio do professor e coordenador do curso  de graduação de Gestão Ambiental, Lenilton Alex. A Diretoria de Cultura e Arte (DECA), da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) também participou do evento.
 
      O plantio do Baobá em instituições de ensino é importante pois representa o reconhecimento e valorização da cultura negra e um compromisso com a educação para as relações étnico-raciais. O Baobá é uma árvore milenar e originária do Continente Africano e faz parte da flora de países como Madagascar, Austrália e Senegal. Conhecida também como Embondeiro, Imbondeiro ou Calabaceira, é uma árvore sagrada para os africanos, está presente em rituais de sabedoria e tem ligado a si conceitos como prosperidade, crescimentos e abundância. Também se apresenta como símbolo de resistência contra o preconceito racial e religioso, daí o plantio do Baobá no IFRN Campus Mossoró ser uma alusão ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.