START

Palestra sobre Conselho Federal dos Técnicos abre a programação do Start

Start é um evento que comemora o Dia do Estagiário (18 de agosto)

Publicada em 21/08/2019 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O evento Start no Campus Mossoró está sendo organizado pela COEX/MO, por meio da professora Sandra Pontes.

Nesta segunda-feira (19), Jerônimo Andrade, técnico em edificações e Presidente do Conselho Regional de Técnicos Industriais (CRT - RN), esteve no Campus Mossoró promovendo uma palestra que deu abertura a programação do evento direcionado a promoção ao estágio, o Start. “Mudança dos Técnicos Industriais para o CFT – A ampliação de atribuições dos profissionais de nível técnico” foi o tema da discussão.

Em 2018, foi aprovada a Lei nº 13.639, que criou o Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), para o qual estes profissionais deverão migrar. A migração ocorre através de um processo de transferência de registros, acervos e demais informações e documentações que antes eram salvaguardadas pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

“O CFT teve sua independência e com isto estamos indo a todas as escolas técnicas do Rio Grande do Norte, fazendo com o que o profissional de modo geral entenda o conselho. Estamos mostrando o que é uma TRT (Termo de Responsabilidade Técnica), como se inscreve no conselho, as atribuições e resoluções da nova instituição”, destaca o palestrante.

Jerônimo ressalta ainda a importância deste debate para que os futuros técnicos busquem sempre valorizar a profissão, atentando as responsabilidades, a legalidade e autenticidade do cargo.

O Start é um evento que comemora o Dia do Estagiário (18 de agosto). A iniciativa é da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) com o apoio das Coordenações de Extensão (COEX/MO) dos Campi. A programação do Campus Mossoró acontece durante os dias 19, 20 e 21 de agosto e conta com palestras, oficinas, stands de informações, rodas de conversa e intervalos culturais.