ONHB

Olimpíada Nacional em História do Brasil premia equipes do IFRN

Campus Mossoró teve sete equipes medalhistas

Publicada em 21/09/2021 Atualizada há 1 ano

No domingo, 12 de setembro, foi encerrada a 13° edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil. Em uma cerimônia virtual, a ONHB divulgou os nomes das equipes premiadas.

O estado do Rio Grande do Norte está entre os cinco com mais equipes premiadas. Do Campus Mossoró do IFRN, seis equipes estão entre as medalhistas - obtendo 2 medalhas de ouro, 1 de prata e 3 de bronze - e 22 receberam menções honrosas.

A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), criada em 2009 pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), tem por objetivo estimular, nos estudantes secundaristas, o conhecimento e o estudo no âmbito das ciências humanas, através de atividades dinâmicas e de desafios construtivos. Composta de sete fases - sendo as seis primeiras virtuais e a última,  presencial - a olimpíada é realizada por equipes de, no máximo, quatro componentes, sendo três alunos e um professor da escola participante. A ONHB teve sua edição, pelo segundo ano consecutivo, realizada de forma virtual, em decorrência da pandemia da covid-19.

Na edição de 2020, o Campus Mossoró do IFRN contou com 24 equipes finalistas, das quais três ganharam medalhas de bronze. Em 2021, o número de equipes finalistas subiu para 28, enquanto o daquelas que conquistaram medalhas saltou para seis. Outro destaque foi a equipe Os Tribalistas - formada pelos alunos Dayana Isla, Marcos Vinícius e Marina Morais - que obteve o melhor desempenho, nas fases anteriores, dentre todas as equipes do estado do Rio Grande do Norte.

As alunas Lorena de Miranda Ferreira e Joanna Alycia afirmam que há muito incentivo do professor de História do Campus Mossoró, José Gerardo, para que os alunos participem dessa olimpíada. Lorena decidiu participar, por gostar do modelo diferenciado e dinâmico da ONHB. Ela afirma que a experiência foi prazerosa: “foi realmente como uma jornada, em que cada fase tinha seus percalços, mas que valiam a pena tentarmos respondê-los”.

Joanna Alycia, estudante do último ano no IFRN, afirma que se sente realizada ao encerrar o ciclo no IFRN sendo premiada na olimpíada: “A ONHB apresenta aos seus participantes um novo mundo, um novo olhar para o conhecimento e um novo networking. Uma experiência incrível, que envolve todos os seus participantes, sejam eles medalhistas ou não. Durante esses 4 anos, vivi experiências muito diferentes. Da experiência de não chegar à final à experiência de ser medalhista de ouro, a mais importante foi, sem dúvidas, a de ser participante da ONHB”, completa.

O IFRN Campus Mossoró, tradicionalmente, obtém excelentes resultados em todas as olimpíadas das quais participa, nas mais diversas áreas de conhecimento, pois entende que essas participações ajudam a desenvolver, potencializar e diversificar o interesse e o aprendizado dos nossos estudantes. Esse resultado vem, mais uma vez, ratificar a qualidade do trabalho desenvolvido pelos professores, o apoio indispensável dos técnicos-administrativos, bem como a dedicação e o empenho dos estudantes. Desse modo, a Direção-Geral do Campus Mossoró parabeniza a todos pelo êxito alcançado. Abaixo, está a relação completa dos nossos participantes.

Medalhistas de ouro:

Franklin Ruan; Lorena de Miranda Ferreira; Maria Laura Lopes Duarte (Equipe Os Marginais).

Maria Luisa Azevedo; Mísia Laís; Gustavo Filipe (Equipe Carthago Delenda Est).

Medalhistas de prata:

Caio Levi Oliveira de França; Joanna Alycia Campos de Oliveira; Lara Carla Freitas Rodrigues (Equipe Rocas-quintas)

Medalhistas de bronze:

Lívia Fonseca; Lívia Linhares; Yasmim Costa (Equipe Balaio de Gatas).

Emanuela Freire; Lucas Alexandre Alves de Oliveira; Thiago Ferreira da Silva (Equipe Nascidos do Sal).

Júllya Paiva; Winona Freitas; Yan Balbino (Equipe Seminário dos Ratos).

Menções honrosas:

Dayana Isla; Marcos Vinícius; Marina Morais (Equipe Tribalistas)

Júlia Lopes; Karydja França; Maria Helena Lopes Xavier (Equipe Gaia)

Acsa Carvalho; Ellen Viviane da Silva Pereira; Gabriel Nascimento (Equipe Delphinus)

Evelliyn Maia; Grazielly Jacome; Marcelo Carlos (Equipe Os Cumpridores do Impossível)

Maria Clara Bezerra Fernandes; Maria Clara Lopes Ferreira; Stefany Gabrielle Soares (Equipe Nísia Floresta Brasileira)

Clara Manuella; Eduardo Aquino; Pedro Nobre (Equipe Falha na Matrix)

Brenda Jácome Jales; Lívia Kaillany; Victor Lourenço (Equipe Chasseurs de Vérité)

Charles Araújo; Isabelle Fernandes; Pedro Adson da Cunha Medeiros (Equipe Farout)

Layse Gabrielle; Michelly Cristiny Santos de Sousa; Ohanna Tavares (Equipe Miscelânea)

Adriam Keven Ferreira de Sousa; Marcos Vinícius; Raianny Paula (Equipe Filhos da Resistência)

Eduardo Aquino da Silva; Heloíse Almeida Luna; Nelson Cruzeiros (Equipe Bardos Comunistas)