Olimpíada de Língua Portuguesa

Olimpíada de Língua Portuguesa: equipe do Campus Mossoró é classificada para a etapa estadual

Documentário “Mossoró: sinônimo de luta, resistência e liberdade” foi produzido pelos(as) estudantes Gabriel Melo, Acsa Bezerra e Lívia Linhares do Campus Mossoró

Publicada em 17/09/2019 Atualizada há 1 ano

“O lugar onde vivo” é o tema geral da olimpíada.

Os(as) estudantes Gabriel Melo, Acsa Bezerra e Lívia Linhares do Campus Mossoró, estão entre os(as) classificados(as) para a etapa estadual da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro. O documentário intitulado “Mossoró: sinônimo de luta, resistência e liberdade”, orientado pelas professoras Marinalba Medeiros e Débora Praxedes foi selecionado na fase municipal que se realizou na semana passada.

Intercalando fotos e gravações, a resistência de Mossoró ao bando de Lampião e o motim das mulheres foram alguns dos assuntos abordados no vídeo produzido pelos(as) alunos(as). O projeto foi inspirado na temática geral da competição “O lugar onde vivo” e concorrerá a etapa estadual no período de 26 de setembro a 11 de outubro.

Segundo a professora Marinalba, além do documentário, os alunos deveriam apresentar uma parte escrita (roteiro e argumento). “Foi um momento de muita pesquisa e de produção de texto também. Desde o primeiro ano a gente trabalha muito os conceitos da linguística textual, coesão, coerência, fatores e níveis de coerência. Eles absorvem muito conhecimento”, explica a coordenadora.

Medeiros também afirma que em todas as edições as turmas participam e conseguem vencer a etapa municipal. “Nossos estudantes são muito dedicados. Eu adoro trabalhar nessa escola, eu adoro meus alunos porque são muito inteligentes e eu também aprendo bastante. Ainda não conseguimos a etapa nacional, infelizmente, mas estamos sempre tentando e estimulando. Eles são muito bons”, destaca.

Saiba mais sobre a OLP 2019

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos das escolas públicas de todo país. Nesta edição, a premiada escritora mineira Conceição Evaristo é a grande homenageada.

O tema deste ano é “O lugar onde vivo”, que promove aos alunos o exercício do “olhar” sobre a comunidade em que está inserido, sobre a realidade em que vive de forma que possa, a partir de uma visão estreita e acurada, colaborar para seu desenvolvimento.

Cerca de 170.000 alunos se inscreveram para participarem desta edição. Os estudantes poderão concorrer em cinco categorias diferentes, dependendo do ano em que estão cursando: poema (alunos do 5º ano do ensino fundamental); memórias literárias (alunos do 6º e 7º anos); crônica (alunos do 8º e 9º anos); documentário (alunos do 1º e 2º anos) e artigo de opinião (3º ano do ensino médio).

Após a etapa estadual, acontecerá a etapa regional e a nacional. Os ganhadores da competição serão premiados com viagens culturais e acervo literário para as bibliotecas de suas escolas, enquanto os professores terão imersão pedagógica internacional como premiação.

Mais informações no portal Escrevendo o Futuro.