comemoração

IFRN-Campus Mossoró completa 19 (dezenove) anos de serviços públicos prestados à sociedade

Também no dia 29 de dezembro a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica completou cinco anos.

Publicada em 30/12/2013 Atualizada há 1 ano

No dia 29/12/2013, o IFRN-Campus Mossoró completou 19 (dezenove) anos. Quando foi inaugurado, era ETFRN-UNED; logo depois, em 1998, tornou-se CEFET-RN/UNED.  Imensa é sua memória, são mais de 4.000 técnicos-cidadãos formados, diplomados e entregues à sociedade para desempenho de suas funções no mundo do trabalho. Nessa trajetória, também foram formadas centenas de profissionais de nível superior de graduação e de pós-graduação e milhares de profissionais qualificados em cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores. A comunidade já se habituou a visitar a instituição nos seus eventos acadêmicos, científicos e culturais (EXPOTEC, SEMADEC, Semana de Meio Ambiente, além de outros), e as parcerias com empresas, poder publico e ONGs são cada vez mais frequentes. A ETFRN-UNED começou ofertando 200 vagas de técnico em Eletromecânica; hoje, o IFRN-Campus Mossoró possui mais de 1.440 alunos matriculados, distribuídos em 6 (seis) cursos técnicos, 2 (dois) cursos superiores de graduação e 1 (um) de pós-graduação. O seu quadro de servidores é formado por 80 professores, 60 técnicos administrativos e uma força de trabalho terceirizada de 40 trabalhadores.

Nesses 19 anos de historia, o IFRN-Campus Mossoró vangloria-se dos excelentes resultados alcançados, seja na inserção de profissionais no mundo do trabalho – permitindo a ascensão socioeconômica de centenas de famílias –, seja por meio de estágios, contratos de trabalhos ou aprovação em concursos públicos, olimpíadas do conhecimento, participação de alunos e servidores em eventos e dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM (1° lugar no RN), bem como da participação de seus alunos e servidores em projetos sociais e de pesquisa, em interação com a sociedade, participando do desenvolvimento da região de Mossoró e área de abrangência (Oeste Potiguar, Vale do Açu e Vale do Jaguaribe).

Que venha 2014, ano no qual a instituição comemorará 20 (vinte) anos de atuação, fazendo jus a sua missão de formar profissionais cidadãos com a responsabilidade social de aplicar, com eficiência, recursos públicos para oferecer educação de boa qualidade para trabalhadores e trabalhadoras.

Histórico

O Campus Mossoró do IFRN, localizado na região semi-árida, a 277 km da capital do Rio Grande do Norte - foi a primeira unidade de ensino descentralizada da então Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte-ETFRN, contemplada pela política de interiorização da educação profissional, tendo sido inaugurada em 29 de dezembro de 1994.

Inserido no segundo maior município do Estado, com uma população estimada em 230 mil habitantes, o Campus Mossoró oferece educação profissional nas áreas de indústria, construção civil, meio ambiente e segurança do trabalho, em consonância com o desenvolvimento econômico local, cujos principais elementos são o sal, o petróleo e a agroindústria.

Sua área de atuação abrange ainda os municípios de Tibau, Grossos, Areia Branca, Serra do Mel e Baraúna. O campus atende a uma população de cerca de mais de 300 mil habitantes.

Rede Federal

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica completa cinco anos também neste domingo, 29 de dezembro, revelando avanços significativos na educação brasileira. Instituída pela Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, ela é composta pelos Institutos Federais, Centros Federais e o Colégio Pedro II. Atualmente, conta com 459 unidades implantadas, entre elas, os campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

A Rede Federal contabiliza hoje cerca de um milhão de matrículas. No IFRN, há em torno de 27 mil alunos matriculados entre os campi espalhados por todo o Rio Grande do Norte. Em 2008 esse número não passava de 12,210 mil. Em relação à Rede, o número de matrículas na educação técnica de nível médio saltou de 77.074, em 2008, para atuais 534.853. E esse número ainda irá aumentar. A projeção é passar das atuais 459 unidades para 562 até 2014, o que reforça a consolidação, a expansão e a política de interiorização da educação oferecida.

Parabéns a todos e a todas que ajudaram a construir, ao longo desses 19 anos, a identidade e a imagem desta instituição.

Feliz 2014 com muita paz e festejos de 20 anos do IFRN-Campus Mossoró!