Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Evento

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do campus Mossoró promoveu o mês da consciência negra do IFRN

Os núcleos NEABI, NUARTE e NEGEDI dos campi do IFRN promoveram no mês de novembro eventos para homenagear o dia da consciência negra

Publicada em 16/12/2021 Atualizada há 1 ano

Durante o mês de novembro de 2021, para homenagear o dia da Consciência Negra, teve na programação a VII Semana da Consciência Negra, rodas de conversas e minicursos, o comparecimento na I Semana de Equidade Racial na Câmara Municipal de Mossoró, e no III Fórum de Comunidades Tradicionais de Terreiro de Matriz afro ameríndia e da 18º Louvação a Baobá.

Com o tema “Escurecendo os fatos: encruzilhando vozes e vivências negrejadas ao longo do tempo”, a VII Semana da Consciência Negra, que ocorreu do dia 16 ao dia 19 de novembro, foi promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – NEABI/IFRN – com parceria entre os campi Apodi, Ipanguaçu, Mossoró e Pau dos Ferros, em alusão ao Dia da Consciência Negra.

A VII Semana da Consciência Negra foi pensada para contribuir com uma educação antirracista e verdadeiramente inclusiva, evidenciando e reconhecendo produções afro-brasileiras. A Semana iniciou, no dia 16, com uma palestra para falar da identidade nacional negra sob a perspectiva da história e da literatura brasileira, nos seguintes dias as discussões passaram por todos os âmbitos possíveis, tentando compensar o apagamento da memória afro-brasileira que ocorre na educação.

A programação da VII Semana da Consciência Negra buscou sistematizar, produzir e difundir “conhecimentos, fazeres e saberes voltados para promover a equidade racial e consolidar os direitos inerentes à população negra, contemplando as áreas de ensino, pesquisa e extensão.”

A VII Semana da Consciência Negra ocorreu de forma remota, todos os eventos estão disponíveis no canal do youtube IFRN Oficial. O evento pode ser visto detalhadamente e com todos os links através do site de eventos:

EVENTOS MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA 

A programação para homenagear o dia da Consciência Negra não acabou por aí. Nos dias 24 e 25 de novembro, os núcleos NUARTE, NEABI e NEGEDI promoveram eventos com debates, rodas de conversa e minicursos para falar sobre negritude e o discurso antirracismo dentro das escolas.

Os eventos aconteceram pela noite, de forma online, através dos canais do youtube e da plataforma meet. Os dois eventos do dia 24 ainda estão disponíveis nos canais do NUARTE e do NEABI:

EVENTOS NUARTE E NEABI

EVENTOS NUARTE E NEABI

Os núcleos NUARTE e NEABI também compareceram a I semana de equidade racial na Camara Municipal de Mossoró, no dia 18 de novembro, e ao 3º Forum de Comunidades Tradicionais de Terreiro de Matriz afro ameríndia e da 18º Louvação a Baobá, no dia 20 de novembro. Nesse forum, além de ser entregue a comanda estadual as personalidades negras potiguares a governadora também sancionou a lei de reserva de cotas de 20% para negras e negros em concursos públicos do RN.