Nota de Apoio da Direção Geral do Campus Mossoró aos estudantes

Campus Mossoró reafirma a sua sólida postura no tocante à manutenção da democracia e do respeito a todos

Publicada em 12/08/2020 Atualizada há 12 meses

Ontem, dia 11 de agosto, foi comemorado em todo o país o Dia do(a) Estudante. Essa data foi criada para homenagear aqueles que se dedicam a aprender, lutar e reivindicar por melhores condições de vida e por um país socialmente mais justo. Como faz em todos os anos, o IFRN Campus Mossoró, ontem, prestou, mais uma vez, essa justa homenagem aos seus alunos.

Ocorre que, na mesma data, o triste episódio ocorrido na Reitoria tomou conta dos noticiários locais e apequenou, momentaneamente, esta renomada instituição centenária. Sobre o acontecimento, o professor Hélio Pinheiro, Diretor Geral do Campus Mossoró se pronunciou.

“Recebemos essas imagens com muita tristeza, indignação e perplexidade, pela tamanha violência e desproporcionalidade para com o ato pacífico dos estudantes. Um gestor deve ter serenidade e estar sempre aberto ao diálogo. Medidas intempestivas e truculentas como essa maculam a imagem desta instituição centenária, que sempre priorizou a qualidade do ensino, a formação humana integral e a inclusão social. Por isso, repudiamos veementemente esse ocorrido e nos solidarizamos com cada estudante envolvido nesse triste e lamentável episódio”, expressa Hélio.

O IFRN é uma instituição plural, na qual se convive com diversas opiniões, mas o respeito ao pensamento contrário e à democracia são irrefutáveis, especialmente, por tratar-se de uma casa de educação. Por isso, não nos restam outros sentimentos que não sejam a vergonha e o constrangimento, e outra atitude que não seja a de exigir uma retratação por parte dos incentivadores desse deplorável incidente.

O Campus Mossoró, por meio da Direção Geral, reafirma a sua sólida postura no tocante à manutenção da democracia e do respeito a todos que fazem essa renomada e respeitada casa de educação e deseja que, o mais brevemente possível, sejam restabelecidas a harmonia e a normalidade institucional no IFRN.