Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

nota

NOTA À COMUNIDADE

Campus reitera o compromisso com a verdade dos fatos, com a transparência, com a justiça e com a legalidade.

Publicada em 19/08/2020 Atualizada há 1 ano

O IFRN – Campus Mossoró vem a público prestar solidariedade a todas as mulheres que sofrem violência, especialmente diante dos últimos noticiários, de repercussões nacional e local.

Em relação aos fatos envolvendo dois jovens, ocorrido em nossa cidade, tendo sido um deles identificado como estudante da nossa instituição, desejamos que as autoridades competentes realizem todas as diligências necessárias à apuração dos fatos, a fim de que seja feita justiça. Na qualidade de educadores, ressaltamos que é fundamental que esses jovens encontrem o amparo emocional e psicológico necessário para superação de eventuais traumas, inclusive os decorrentes da exposição excessiva a que foram submetidos, de modo que não comprometam suas formações afetivas e emocionais.

No que concerne ao processo 23093.001037.2020-11, objeto de exposição em redes sociais, informamos que o Campus Mossoró, por meio de sua equipe multidisciplinar (pedagoga, psicopedagoga, psicóloga e assistente social), continua trabalhando com muito zelo e responsabilidade para a elucidação dos fatos.

A atuação da equipe pauta-se no cumprimento dos preceitos constitucionais, dos quais decorre o caráter sigiloso do processo. Isso significa que as ações que estão sendo desenvolvidas para a apuração minuciosa dos fatos são pautadas no acolhimento dos envolvidos, no diálogo com as partes, na busca por laudos técnicos, em leituras sobre a legislação pertinente e na elaboração de relatórios.

Tudo isso demanda tempo, pois as profissionais da equipe precisam conciliar essa atividade com as atribuições cotidianas, com o agravamento decorrente do estado de pandemia, que dificulta a realização dos trabalhos. Após concluídas essas etapas, o relatório da equipe será encaminhado ao setor jurídico, de modo a subsidiar uma tomada de decisão.

Assim, reiteramos o nosso compromisso com a verdade dos fatos, com a transparência, com a justiça e com a legalidade e iteramos a nossa postura de sempre dialogar.