NEABI-MO
NEABI-MO promove discussão sobre a cultura negra e seus desafios
As atividades fazem parte da programação do Seminário de Integração
Publicada em 17/04/2017 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 06:02

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – NEABI promoveu na manhã desta segunda-feira (17), uma roda de discussão com o intuito de apresentar, aos alunos novatos, os objetivos, as atribuições e a importância deste núcleo para estimular debates relacionados a preservação da cultura negra e indígena, dentro da instituição.
Sob a coordenação da psicóloga Glaudênia Alves, foi realizada a apresentação de uma roda de coco, com a participação de alunos do NUARTE – Núcleo de Arte e dos artistas mossoroenses Farofa e Escravo. Segundo Glaudênia, “a roda de coco é uma forma de preservar e fortalecer as nossas raízes”. Durante a manhã, ainda houve uma apresentação teatral com o tema violência contra a mulher negra, que envolveram os alunos veteranos: Tamara, Alisson, Vinícius, Silas e Kauany. As atividades culminaram com uma mesa-redonda, onde foi debatido e relatado as dificuldades e os preconceitos enfrentados pelos negros no Brasil.
Kauany, aluna do Instituto e participante ativa do Núcleo, deixa claro que o núcleo se faz importante “Por trazer o conhecimento, o acesso a falar sobre a negritude. Porque temos muito o que falar sobre essa questão, que faz parte do nosso cotidiano. A gente precisa parar, discutir e problematizar”
No encontro, foi reiterado sobre a importância do Núcleo para a instituição, que tem em seu Projeto Político Pedagógico discutir entre os discentes a diversidade, seja ela religiosa, sexual, racial, cultural ou de qualquer natureza.