Ministério Público do Trabalho firma parceria com o Campus

O objetivo é poder proporcionar mais oportunidades de estágios para os estudantes de diversos cursos.

Publicada em 05/03/2015 Atualizada há 1 ano

O Campus Mossoró recebeu a visita do Ministério Público do Trabalho, representado pelo Diretor Regional, Marcondes Araújo de Aquino, e pelo Presidente da Comissão de Fiscalização, Rubens Farias Costa. Os visitantes foram recepcionados na Sala da Direção pelo Diretor-Geral, Jailton Barbosa dos Santos, pelo Diretor Acadêmico, Hélio Henrique Cunha Pinheiro, e pelo Engenheiro Civil do Campus, Victor Vinícius de Oliveira Ferreira.

O objetivo da visita foi oficializar uma parceria de cooperação institucional entre o Ministério Público do Trabalho, a Procuradoria Regional do Trabalho, da 21ª região, e o IFRN – Campus Mossoró.

De acordo com o engenheiro civil, Victor Vinícius, “o presente acordo de cooperação tem como objetivo desenvolver ações de reciprocidade institucional que possibilitem realizações de aulas práticas para os estudantes do IFRN - Campus Mossoró, nas áreas de engenharia, edificações e segurança do trabalho. A partir do acompanhamento de obras de engenharia para a ‘Construção do Edifício Sede da Procuradoria do Trabalho no município de Mossoró’, mantendo-nos permanentemente identificado com as atuais necessidades das atividades do mercado de trabalho, com as respectivas tendências no sistema produtivo de bens e serviços, bem como a consultoria de prestação de serviços de técnicos no ramo de engenharia”, esclarece.

O Ministério Público do Trabalho ainda não tem engenheiro entre seus servidores. Como a obra necessita de um, foi firmado um acordo com o IFRN – Campus Mossoró, no qual a instituição cede o engenheiro civil, Victor Vinícius, para ajudar na obra com consultorias e áreas afins. Em compensação o Ministério Público do Trabalho abre espaço para alguns estudantes dos cursos de engenharia, edificações e segurança do trabalho estagiarem na obra. “Informamos que tanto vai ter estágio durante a construção da obra quanto depois dela pronta”, Victor Vinícius.

A parceria firmada é uma excelente oportunidade dos alunos poderem analisar as teorias vistas em sala de aula com a prática assistida e trabalhada na edificação da obra, a ‘Construção do Edifício Sede da Procuradoria do Trabalho no município de Mossoró’.

Segundo o engenheiro civil, Victor Vinícius, o acordo firmado entre as referidas partes está fixado somente para a primeira parte da obra. Todavia, para a obra ficar totalmente pronta estão sendo previstas cinco etapas. “Essa etapa inicial contempla somente a parte estrutural, ela será desenvolvida dentro de seis meses. No entanto, o contrato poderá ser renovado por ambas as partes, dependendo do interesse de cada uma”, frisa.

Durante toda a construção os estudantes selecionados poderão ter acesso à obra como fonte de aprendizado na prática. Inicialmente, a construção contempla as partes de fundação e estrutura, isto é, serão contemplados os serviços preliminares administrativos, canteiros de obras, placas, locações, movimentos de terra, infraestrututa, fundações, sapatas, lastres, as superestruturas, que são as vigas e as lajes, etc.

O Campus Mossoró, por meio dos gestores, agradece a visita do Ministério Público do Trabalho, representado pelo Diretor Regional, Marcondes Araújo de Aquino, e pelo Presidente da Comissão de Fiscalização, Rubens Farias Costa.