posse

Membros da CPA do Câmpus Mossoró são empossados

No último dia 8 de fevereiro foi realizada a posse administrativa dos membros eleitos.

Publicada em 14/02/2013 Atualizada há 1 ano, 3 meses

No último dia 8 de fevereiro foi realizada a posse administrativa dos membros eleitos da Comissão Própria de Avaliação - CPA. Foram empossados três servidores do corpo docente, três servidores do corpo técnico administrativo, três representantes do corpo discente e dois representantes da sociedade civil. A execução da autoavaliação institucional, que iniciará em duas semanas e será conduzida pelas CPA dos Câmpus. Entre os dias 14 e 15 de fevereiro dois representantes dos membros empossados irão passar por uma capacitação na reitoria.

O que é e o que faz a CPA?

Avaliação

Enquanto instituição integrante da rede de educação superior, desde 2005 o Instituto Federal do RN passou a adotar os instrumentos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004 e regulamentado pela Portaria n. 2.051, de 9 de julho de 2004, do MEC.

Objetivo

O diagnóstico da avaliação institucional Constitui condição básica para o necessário aprimoramento do planejamento e gestão da instituição, uma vez que propicia a constante reorientação de suas ações a partir das potencialidades e fragilidades apresentadas em cada uma das dimensões avaliadas.

O processo de Avaliação Institucional compreende:

• A Auto-avaliação, coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA);
  • A Avaliação Externa in loco, para fins de credenciamento e recredenciamento da instituição junto ao INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). É realizada por Comissão Externa de Avaliação Institucional designada pelo próprio INEP.

Auto-avaliação

A Auto-avaliação do IFRN está dividida em 4 (quatro) partes:

1) Avaliação das condições de ensino dos cursos;

2) Auto-avaliação institucional;

3) Avaliação do clima organizacional da Instituição e da gestão administrativa;

4) Avaliação pelos egressos.

Os questionários destinados aos servidores e alunos são implantados no Sistema Acadêmico da Instituição e respondidos on-line através da Intranet. Os empresários, pais e demais segmentos externos respondem a questionários impressos por ocasião de reuniões e encontros previamente agendados.

CPA

A fim de conduzir os processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, o IFRN criou a Comissão Própria de Avaliação (CPA), constituída através de Portaria nº. 275 DG/CEFET-RN, de 03/08/2004. Sua composição atual foi instituída pela Portaria nº 024/2013-Reitoria, de 07/01/2013.

Veja aqui a portaria que designa a composição das CPAs nos câmpus.