ONHB

Medalhas de ouro, prata e bronze são conquistadas pelos alunos do Campus Mossoró na 11ª ONHB

Última etapa da ONHB aconteceu em Campinas (SP), neste fim de semana

Publicada em 19/08/2019 Atualizada há 12 meses

Seis equipes do Campus Mossoró, coordenadas pelo professor Gerardo Bastos, conquistaram medalhas de ouro (2), prata (1), bronze (3), além de 17 medalhas de cristal que correspondem ao título de menção honrosa na grande final da 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). O evento foi realizado neste fim de semana, nos dias 17 e 18 de agosto, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Desde as últimas edições, o IFRN/Campus Mossoró se destaca alcançando bons resultados na olimpíada.

Segundo o professor Gerardo Bastos, os grupos medalhistas (ouro, prata e bronze) foram: Os Inconfidentes e Villas Boas (ouro); Os Miseráveis (prata); Las Bandoleiras, Daltro e Tríade Capitolina (bronze). “É um exemplo da qualidade do processo de ensino e de aprendizagem dos Institutos Federais, como um todo, e do IFRN, em específico”, ressalta Bastos.

A final contou com a participação de 314 equipes, um total de 1,2 mil convocados de todos os estados brasileiros. Foram entregues 15 medalhas de ouro, 25 de prata e 35 e bronze, além de medalhas de honra ao mérito para os demais participantes.

O processo de preparação dos alunos aconteceu desde o dia 21 de fevereiro, incluindo palestras, atividades virtuais análogas às encontradas nas fases da ONHB, resolução de questões no estilo da Olimpíada e encontros semanais com os atletas olímpicos do conhecimento. “O empenho e a dedicação dos estudantes que abraçaram esse projeto de ensino, que se tornou a ONHB em nossa instituição foi essencial. Na ocasião, quero ressaltar também o perene apoio do Núcleo Gestor do nosso Campus”, destaca Gerardo.

A cerimônia reuniu estudantes, professores, historiadores de relevância nacional e autoridades, como representantes da Anpuh (Associação Nacional de História), Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), ProfHistória (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História) e da Unicamp com a presença do reitor Marcelo Knobel.

Neste ano, medalhistas de ouro e prata da 11ª ONHB poderão concorrer a duas vagas no curso de graduação em História da Unicamp. A oportunidade foi uma deliberação do Conselho Universitário (Consu), em parceria com a coordenação da ONHB e faz parte do edital de “Vagas Olímpicas”, implantada de forma inédita em 2018, com o objetivo ampliar o acesso à universidade.

Sobre a ONHB

A ONHB é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas, desenvolvido pelo Departamento de História por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações (MCTIC), por meio do edital de Olimpíadas Científicas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É coordenada pelas profas. dras. Cristina Meneguello, Alessandra Pedro e Raquel Gryszczenko Alves Gomes.

Em suas dez edições, a ONHB firmou-se como uma empolgante competição para os alunos de oitavo e nono anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de todo o Brasil, trazendo uma proposta inovadora de estudar a história do Brasil, abordando temas fundamentais a partir de documentos históricos, imagens, mapas, textos acadêmicos, pesquisas inéditas e debates historiográficos.