Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Marília Cardoso, das escolas públicas do RN a Harvard

“A capacidade de ir sempre além, superando as aparentes barreiras é direito universal de todos aqueles que, primeiramente, acreditam e depois se dedicam plenamente em ir ao alcance dos seus objetivos”, reflete Marília.

Publicada em 03/09/2015 Atualizada há 12 meses

A ex-aluna do IFRN – Campus Mossoró, Marília de Almeida Cardoso, 26 anos, natural de Governador Dix-sept Rosado, estudante de escolas públicas do RN, formada em medicina, pela UFRN, faz residência médica na USP – São Paulo, na especialidade de endocrinologia e, atualmente, faz estágio em Harvard, Universidade Norte-Americana.

Qual o tamanho de um sonho? Há limite para quem sonha? De Governador-Dix-Sept-Rosado aos Estados Unidos, das escolas públicas do RN a uma das melhores Universidades do mundo, Harvard! “Estar na Universidade de Harvard é mesmo motivo de muita alegria, considerando o seu nível de excelência. É estimulante usufruir de seus recursos técnicos e humanos, das aulas e discussões, da biblioteca e dos laboratórios, do acesso a chefes e professores de reconhecimento internacional. Harvard é, realmente, um ambiente que exala conhecimento, tradição e "gosto pelo saber", frisa Marília.

O sucesso nos estudos começou bem cedo e se mantém até hoje, na vida de Marília. Ela estudou até a 8ª série na Escola Estadual Manoel Joaquim, dedicada sempre costumava reunir os amigos para ministrar aulas de revisão, no período em que antecediam as provas. Otimista e acreditadora dos próprios sonhos, Marília aprendeu a correr atrás deles buscando meios cabíveis para torná-los realidade. “Tenho fé em Deus e estudo com determinação para conseguir o que desejo”, diz Marília, revelando o segredo do sucesso. Isto é, as bases sólidas que a conduziram a conquistas tão importantes, com apenas 26 anos.

Em 2003, a procura de uma preparação mais eficaz para conseguir passar no vestibular, Marília Cardoso, com apenas 13 anos, conquistou uma vaga, por meio do exame de seleção, para estudar no CEFET de Mossoró, visando cursar o Ensino Médio. De acordo com a Potiguar, o CEFET, atualmente IFRN/MO, foi o grande passo que desencadeou a sequência de acontecimentos que caracterizariam a sua carreira de estudante.

“Foi o estímulo certeiro, o incentivo eficaz, o impulso pioneiro no desenvolvimento de potencialidades inatas, essenciais para as conquistas futuras. Esta escola é constituída por um time de professores competentes e altamente capacitados, tem uma metodologia capaz de ensinar e de explorar habilidades quiescentes dos jovens estudantes. É uma instituição que prepara seu corpo discente para trilhar qualquer caminho ou carreira que almeje a conseguir”, reconhece Marília.

Relembrando, ainda, o tempo em que estudou no Campus, Marília acrescenta: “lembro com carinho da querida turma 1.03, das aulas de Matemática, com o professor Jailton Barbosa, das belíssimas discussões de Língua Portuguesa, com a professora Marinalba, das aulas de Química, com o professor Denilson, da dedicação do professor Kelvin, ao ministrar as aulas de Biologia, das cativantes aulas de história, com o profº Chaguinha, das inusitadas aulas de geografia, com a professora Socorro, das aulas de espanhol, com o professor Pedro, das estimulantes aulas de arte, com o professor Giann”, fala com umasaudosa lembrança.

Marília estudou o 1º e 2º ano do ensino médio, entre os anos de 2003 e 2004, no CEFET/MO, e o 3º, em 2005, no CEFET/IFRN-Natal. A ex-estudante também fez menção às palestras que eram ministradas aos alunos, no auditório da instituição, com temas voltados para importantes temáticas, tais como: assuntos sociais, meio-ambiente e culturais. Todos com o objetivo de completar o papel educacional da instituição que visa formar cidadãos críticos e conscientes.

“Tenho claro em minha mente a importância desta escola na minha aprovação para o curso de medicina na Universidade Federal do Rio Grande Do Norte - UFRN, aos 16 anos, tendo em vista que não fiz cursinho preparatório. Apenas utilizei a bagagem de conhecimento que dispunha, adquirida durante os anos de CEFET, para a resolução das questões do exame de vestibular. Eis aqui o porquê da minha grande estima e admiração pelo IFRN”, enfoca Marília, consciente do papel que desempenha, socialmente, uma escola que ensina com qualidade, preservando valores capazes de despertar nos alunos o gosto e a dedicação pelo estudo.

A dedicada Marília se formou em medicina, aos 22 anos. Ser médica sempre foi um sonho para ela. O contato mais próximo com as pessoas desperta em Marília o desejo de levar alívio para a dor do corpo e da alma do ser humano. Assim sendo, realização é a melhor palavra para definir a experiência de Marília como médica consciente do seu papel social ao lidar com vidas.

Sou muito feliz e realizada com a profissão que escolhi, um sonho de criança que foi amadurecendo e tornou-se a minha escolha de vida. Gosto do contato com o outro, de ouvi-lo, de examiná-lo, enfim, gosto do raciocínio-diagnóstico. Peço sempre a Deus sabedoria e serenidade para o cumprimento do meu papel, no exercício da relação médico-paciente”, explica convicta. 

O talento, o estudo e a dedicação de Marília são qualidades fundamentais para ela conseguir alcançar o patamar profissional que atualmente ocupa. Que as conquistas dela sirvam de exemplo para as pessoas que sonham e acreditam na educação como um processo eficaz, capaz de transformar vidas e de abrir portas, mesmo diante das dificuldades, em qualquer classe social, raça, tribo e nação.

“Eu acredito na educação como a ferramenta mais poderosa que dispomos para a transformação de histórias, mudanças de rumos, abertura de oportunidades, redefinição de papeis sociais. Olho para mim mesma e faço essa autoanálise”, diz inspiradamente.

Após a formatura, Marília deixou Natal/RN e foi morar em São Paulo/SP. Ela foi aprovada na seleção para residência médica, na Especialidade de Endocrinologia, no Hospital das Clínicas, da Universidade de São Paulo (USP). Existem limites para os sonhos? Há quem diga que o limite é o céu, ou seja, infere-se que é infinito. “A capacidade de ir sempre além, superando as aparentes barreiras é direito universal de todos aqueles que, primeiramente, acreditam e depois se dedicam plenamente em ir ao alcance dos seus objetivos”, reflete, com a autoestima de sempre, Marília.

Ao final do estágio, em Harvard, Marília retornará ao Brasil para dar continuidade à residência médica, que está para ser concluída em fevereiro, de 2016. Logo após, ela voltará a Harvard, pois pretende fazer doutorado. Mediante tamanha convicção, Marília deixa mensagem de estímulo aos jovens estudantes:

“Para os jovens esforçados, dedicados aos livros, eu vos digo: mantenham-se firmes, sejam disciplinados e comprometidos, pois a satisfação advinda do saber nos encorajara a ir sempre além, nos aproximando cada vez mais dos sonhos outrora vislumbrados em um horizonte distante”, palavras de quem conquista, diariamente, seus ideais.

Encerramos esta matéria com as palavras de agradecimento de Marília à escola que ela afirma ter como base dos seus conhecimentos. Noções estas que lhe renderam a trilha de sucesso e oportunidades mencionadas acima.

“Quero, aqui, expressar a minha sincera gratidão ao CEFET/IFRN - Campus Mossoró pelo importante papel exercido na minha formação enquanto estudante, cidadã e ser humano. Por ter me proporcionado um terreno fértil de aprendizado, desenvolvimento de habilidades e exploração de potencialidades. Por desempenhar, com maestria, o papel transformador da educação na vida dos Jovens do nosso Estado, RN, permitindo, assim, que eles sejam capazes de surpreender-se a si próprios, ao alçar voos cada vez mais altos em suas carreiras. Concluo reforçando que o CEFET foi a instituição pioneira, a base para o caminho do meu êxito acadêmico”, finaliza Marília Cardoso, a ex-estudante de escolas públicas do RN que chegou a Harvard. Realmente, os sonhos não têm limites.

O Campus Mossoró, por meio do Diretor-Geral, Jailton Barbosa dos Santos, e do Diretor Acadêmico, Hélio Henrique Cunha Pinheiro, parabeniza o empenho e a dedicação da jovem estudante de medicina, Marília de Almeida Cardoso. Que você continue tendo sabedoria e ousadia para aproveitar cada oportunidade que surja em seu caminho, sucesso hoje e sempre.