Livro conta a história de José Pereira da Silva

Lançamento será no dia 10 de agosto, na sala de projeções II

Publicada em 30/07/2009 Atualizada há 1 ano

A história do engenheiro que calculou várias das grandes obras de engenharia da capital, como a Catedral Metropolitana, o Machadão e a ponte Newton Navarro, será imortalizada no livro “A trajetória de um calculista de estruturas”.  Trata-se de uma autobiografia do engenheiro José Pereira da Silva, escrita em parceria com os seus filhos, Flávio César e Fábio Sérgio da Costa Pereira.

Nessa obra, o engenheiro relembra aspectos de sua vida, como as dificuldades em cursar engenharia no final dos anos 50, quando o curso não era oferecido no Rio Grande do Norte, e as poucas ferramentas de trabalho que dispunha para o cálculo de estruturas. O livro foi editado na forma de uma grande apostila, no intuito de oferecer um estímulo aos engenheiros recém formados. A obra é destinada a profissionais de Engenharia Civil e Arquitetura. O lançamento será no dia 10 de agosto, às 18h, na Sala de Projeções II (Campus Mossoró).

O AUTOR
José Pereira é engenheiro civil, formado pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde criou e coordenou, durante três décadas, a disciplina Pontes e Grandes Estruturas.  Diretor do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) durante cinco anos, implantou o Departamento de Pontes e Grandes Obras. Por conseguinte, tornou-se o responsável por várias pontes espalhadas pelo estado. Atualmente coordena, juntamente com seus dois filhos (também engenheiros), a Engecal, empresa responsável por projetos, consultoria, recuperação e reforço estrutural.