edital

Edital do Acesso: confira todas as informações do edital lançado para promover a inclusão digital dos(as) alunos(as) do Campus nas atividades remotas

Alunos(as) que necessitem solicitar auxílio à internet, a dispositivos eletrônicos e a materiais didáticos podem se inscrever de 17 à 27 de setembro

Publicada em 15/09/2020 Atualizada há 1 ano

Nesta terça-feira (15), o IFRN – Campus Mossoró divulgou o edital de inscrições para os auxílios e ações emergenciais de assistência estudantil no contexto do ensino remoto. O edital tem como objetivo contribuir para a garantia do acesso à educação, proporcionando o acesso à internet, a dispositivos eletrônicos e a materiais didáticos, prioritariamente, aos(às) estudantes em situação de vulnerabilidade social, durante o período da implementação do ensino remoto, devido à pandemia da COVID-19.

Os auxílios de que tratam este edital são destinados aos(às) estudantes dos cursos técnicos de nível médio, na forma Integrada e EJA, subsequente ou de Graduação do IFRN, na modalidade presencial e à distância, com matrícula regular e, prioritariamente, em situação de vulnerabilidade social. Os(as) alunos(as) que já possuam acesso aos equipamentos e serviços adequados para acompanhar/realizar as atividades propostas durante o ensino remoto, descritos nas modalidades de auxílios neste edital, não serão considerados(as).

COMO FAZER MINHA INSCRIÇÃO?

As inscrições poderão ser feitas de 17 a 27 de setembro, através do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). Os(as) alunos(as) deverão preencher o formulário de solicitação disponível no SUAP e anexar a documentação contida no edital, inclusive o documento comprobatório de renda do responsável familiar, conforme declarado na caracterização socioeconômica do estudante.

Os alunos que não tiverem como realizar o procedimento de solicitação do auxílio poderão ir até o Campus para realizar de forma presencial sua inscrição estando de posse de toda sua documentação no horário das 8h às 12h, nos dias 21, 23 e 25 de setembro. Ou se comunicar com a equipe do Campus através dos contatos por redes sociais e e-mails abaixo:

A seleção se dará por meio de análise socioeconômica com base nas informações do perfil do(a) estudante disponível no CadÚnico, no SUAP, e nos formulários de caracterização socioeconômica e solicitação do auxílio. O resultado final sairá dia 02 de outubro.

CONFIRA A MODALIDADE DOS AUXÍLIOS:

• AUXÍLIO PARA AQUISIÇÃO DE SERVIÇO DE INTERNET: Auxílio financeiro para fomento de pacotes de dados por operadoras móveis ou empresas locais de fornecimento de internet, que permita o acesso aos conteúdos acadêmicos ofertados remotamente. Esse auxílio será concedido mensalmente aos(as) discentes selecionados(as).
  • AUXÍLIO FINANCEIRO PARA AQUISIÇÃO DE DISPOSITIVO ELETRÔNICO: Auxílio financeiro para aquisição de dispositivo eletrônico ao estudante que não possua dispositivo adequado para acessar as aulas e os conteúdos disponibilizados de forma remota. Esse auxílio será concedido em parcela única.
  • AUXÍLIO PARA MATERIAL DIDÁTICO PEDAGÓGICO: Auxílio financeiro para a aquisição de materiais didático-pedagógicos necessários a uma adaptação imposta pela realidade do ensino remoto ao(à) estudante com deficiência (PcD). Poderá ser solicitado continuamente, enquanto durar o período de aulas remotas, por meio do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). Esse auxílio será concedido em parcela única.

VEJA OS VALORES

• O valor do Auxílio para aquisição de Serviço de Internet será de R$ 100,00 mensais enquanto durar as atividades remotas.
  • O valor do Auxílio Financeiro para aquisição de Dispositivo Eletrônico será de R$ 1.500 em parcela única.
  • O auxílio para a aquisição de materiais didático-pedagógicos será concedido no valor de R$ 400,00, em parcela única.

ACESSE O EDITAL COMPLETO COM TODAS AS INFORMAÇÕES:

Edital - auxílios e ações emergenciais de assistência estudantil no contexto do ensino remoto

1ª Retificação do Edital do Acesso

2ª Retificação do Edital do Acesso

3ª Retificação do Edital do Acesso

Passo a passo para realizar a solicitação

Declaração de atividade informal para imprimir, preencher e escanear

Os responsáveis pelos discentes possuem um código chave acesso no SUAP, para visualizar boletim de notas, frequência e situação daqueles pelos quais são encarregados. Para conseguir a chave de acesso, o aluno deverá fazer o login no SUAP e seguir os passos como descritos abaixo:

Tutorial chave de acesso