bolsas de pesquisa

Instituto Tecnológico Vale oferece 50 bolsas de pesquisa em convênio com o CNPq

O ITV está selecionando bolsistas para atuar em seus projetos de pesquisa científica e tecnológica em três temas distintos, confira na notícia.

Publicada em 30/11/2015 Atualizada há 1 ano

O Instituto Tecnológico Vale (ITV), uma instituição sem fins lucrativos, de pesquisa e ensino de pós-graduação, foi criado em 2009 com o objetivo de criar opções de futuro por meio de pesquisa científica e desenvolvimento de tecnologias de forma a expandir o conhecimento e a fronteira dos negócios da Vale de maneira sustentável.

O ITV conta com mais de 50 pesquisadores em seu quadro e tem duas unidades em operação: uma em Belém (PA), especializada em questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável; e outra em Ouro Preto (MG), voltada a temas ligados à mineração.

O ITV está selecionando bolsistas para atuar em seus projetos de pesquisa científica e tecnológica nos seguintes temas de pesquisa:

I Computação Avançada, Meteorologia & Mudança do Clima, Tecnologias de Mineração e Automação e Integração de Processos;

II Biodiversidade, Biotecnologia, Ecologia e Serviços ambientais e Ciência do Solo e Planta;

III Geologia Ambiental, Recursos Hídricos, Socioeconomia & Sustentabilidade

Saiba mais, acesse aqui.

Confira mais detalhes, abaixo:

• Modelo de previsão regional do clima; modelo de mudança do clima do ITV; desenvolvimento de modelos de previsão numérica de tempo; sistema para elaboração automática de previsões de tempo de curto prazo; previsões sazonais da precipitação.
  • Visão computacional, sensores, logística, interfaces cérebro-computador.
  • Comportamento a solicitações dinâmicas e Reologia e potencial abrasivo/corrosivo de polpas; Adsorção de amina em quartzo por microscopia de força atômica.
  • Mineração inteligente, instrumentação e controle, otimização e integração de processos, monitoramento remoto de cavidades.
  • Modelagem numérica para a otimização na recuperação do minério na lavra de minas.

Para saber mais sobre o ITV, acesse aqui.