IV MOSTRA COLETIVA DE ARTE

Inscrições para a IV Mostra de Arte iniciarão no dia 26 de agosto

Evento faz parte da programação da V Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN (SECITEX)

Publicada em 22/08/2019 Atualizada há 1 ano

A mostra tem como objetivo principal divulgar a produção artística dos (as) estudantes e servidores (as) do IFRN.

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), por meio da Pró Reitoria de Extensão (PROEX) e da coordenação da V Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN (SECITEX), irá promover a IV Mostra Coletiva de Arte. As inscrições são gratuitas e deverão ser efetuadas no período de 26 de agosto a 09 de setembro, através do Formulário de Inscrição Online.

A mostra tem como objetivo principal divulgar a produção artística dos (as) estudantes e servidores (as) do IFRN, a partir das exposições e exibições públicas, ofertadas à comunidade em geral, fortalecendo as dimensões socioculturais acerca da Arte.

COMO FUNCIONA A MOSTRA COLETIVA DE ARTE

Será dividida por linguagens artísticas, sendo apresentadas a partir das categorias:

• IV Mostra de Artes Cênicas do IFRN (18 apresentações selecionadas);
  • IV Mostra Fotográfica do IFRN (10 painéis);
  • IV Mostra Musical do IFRN (18 apresentações);
  • IV Mostra de Vídeos do IFRN (10 exibições).

Os trabalhos serão avaliados, selecionados e apresentados durante a V SECITEX, de forma não competitiva, no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, de 16 a 18 de outubro de 2019. Ao todo, ocorrerão 56 apresentações.

O evento receberá propostas de apresentações artísticas exclusivamente dos (as) coordenadores (as) de grupos ou de apresentações individuais (solo), quer sejam estudantes, estagiários (as), servidores (as) efetivos (as) ou substitutos (as) vinculados (as) ao IFRN.

A comunidade em geral, terá acesso gratuito, tendo-se uma estimativa de público de até 5.166 espectadores.

CRONOGRAMA GERAL DA IV MOSTRA COLETIVA DE ARTE

ETAPA

1

Período de submissão das propostas em formulário online

26/08/2019 à 09/09/2019

2

Avaliação das propostas

10/09/2019 à 22/09/2019

3

Divulgação das propostas selecionadas

23/09/2019

4

Período para envio de recursos à comissão

23/09/2019 à 25/08/2019

5

Divulgação dos resultados dos trabalhos aprovados e grade horários das apresentações

01/10/2019

6

Envio do material da Mostra Fotográfica para a Coordenação de Extensão do campus Mossoró

Até 09/10/2019

7

Realização da V SECITEX

16, 17 e 18/10/2019

Os editais específicos de cada mostra, assim como seus anexos, estão disponibilizados abaixo:

1. IV MOSTRA DE ARTES CÊNICAS

Refere-se a uma mostra não competitiva de experimentos cênicos das seguintes linguagens: teatro, dança, circo e performance, de até 15 minutos de duração, gênero, estilo e tema livres, voltada para trabalhos executados no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, promovida pela IV Mostra Coletiva de Arte - PROEX.

Edital - Artes Cênicas

2. IV MOSTRA FOTOGRÁFICA

A IV MOSTRA FOTOGRÁFICA DO IFRN, na V SECITEX, tem como objetivo incentivar a produção artística – a Fotografia – a fim de oportunizar aos estudantes, servidores do IFRN e público em geral momentos de integração, intercâmbio de saberes e fazeres, apreciação estética. Além de proporcionar o acesso aos bens culturais, propicia um espaço para exercício do direito à cidadania, expressando de forma ampla o ser artístico, bem como interage com as mais diversas comunidades das diversas regiões do Estado, através das práticas artísticas, facilitando o acesso para o maior público possível, promovendo a inclusão e a integração social dos participantes.

Edital - Fotografia

3. IV MOSTRA MUSICAL DO IFRN

A IV MOSTRA MUSICAL DO IFRN, refere-se a uma mostra musical não competitiva, que tem por objetivo enaltecer as ações culturais, valorizando os trabalhos executados no âmbito institucional, promovida pela IV Mostra Coletiva de Arte – PROEX. A Mostra será aberta a todos os gêneros e formações musicais, tais quais: apresentação solo, duetos, trios, quartetos, bandas/orquestras com formações diversas, grupos vocais e instrumentais, dentre outros.

Edital - Musical

4. IV MOSTRA DE VÍDEOS DO IFRN (CURTA METRAGEM)

A IV MOSTRA DE VÍDEOS DO IFRN (CURTA-METRAGEM), refere-se a uma mostra não competitiva, de experimentos audiovisuais em formato de curta-metragem, de até 15 minutos de duração, totalmente originais, com gênero, estilo e tema livres, voltada para trabalhos executados no âmbito institucional, promovida pela IV Mostra Coletiva de Arte – PROEX.

Edital - Vídeos

SOBRE A SECITEX

A Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (Secitex) é o maior evento científico e cultural do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A edição deste ano acontece de 16 a 18 de outubro na Estação de Artes de Mossoró, com organização do Campus Mossoró. O evento é formado por outros sete: Congic, Mostra Tecnológica, Prêmio de Empreendedorismo Inovador, Simpósio de Extensão, Olimpíada de Robótica, Mostra Coletiva de Arte e Aprender.

Nos primeiros quatro anos, a Secitex soma cerca de 15 mil participantes inscritos e mais de 4 mil projetos de ciência, tecnologia, cultura e empreendedorismo recebidos. Neste ano, a previsão é que o evento ultrapasse os 15 mil no número de visitantes, uma vez que serão 3 dias de programação aberta ao público, no maior espaço de realização de eventos de Mossoró, segunda maior cidade do estado.

O tema do evento deste ano é “Bioeconomia, diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”, o mesmo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.