ONHB

Inscrições abertas para a 12ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB)

Alunos(as) podem se matricular até o dia 24 de abril

Publicada em 07/02/2020 Atualizada há 1 ano

As inscrições para a 12ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) já estão abertas e vão até o dia 24 de abril. Professores(as) e alunos(as) dos ensinos Fundamental (8º e 9º anos) e Médio de escolas públicas e particulares de todo o país podem se inscrever através do site da ONHB.

Para participar, os(as) interessados(as) devem formar equipes compostas por um professor(a) de História e três alunos(a). A ONHB conta com seis fases online – com duração de uma semana cada – além da final presencial realizada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas-São Paulo. As provas começam no dia 4 de maio e seguem até 13 de junho. Já a grande final ocorre dias 15 e 16 de agosto.

Em 2019, seis equipes do Campus Mossoró, coordenadas pelo professor Gerardo Bastos, conquistaram medalhas de ouro (2), prata (1) e bronze (3), além de 17 medalhas de cristal que correspondem ao título de menção honrosa na grande final da 11ª ONHB.

A ONHB é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas, desenvolvido pelo Departamento de História por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações (MCTIC), por meio do edital de Olimpíadas Científicas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É coordenada pelas profas. dras. Cristina Meneguello, Alessandra Pedro e Raquel Gryszczenko Alves Gomes.

Em suas dez edições, a ONHB firmou-se como uma empolgante competição, trazendo uma proposta inovadora de estudar a história do Brasil, abordando temas fundamentais a partir de documentos históricos, imagens, mapas, textos acadêmicos, pesquisas inéditas e debates historiográficos.

Maiores informações no site da ONHB: www.olimpiadadehistoria.com.br

Site para inscrição: https://inscricoes.olimpiadadehistoria.com.br/inscricoes/onhb_12/new