Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Internacionalização

IFRN Mossoró recebe discentes internacionais

Estudantes do Equador e da Colômbia participaram de atividades acadêmicas e culturais no campus.

Publicada por Rayssa Jales em 17/11/2025 Atualizada em 17 de Novembro de 2025 às 08:29

O Campus Mossoró recebeu, nesta terça-feira (11), estudantes provenientes da Universidad Estatal Península de Santa Elena (UPSE), do Equador, e da Universidad Pedagógica Nacional (UPN), da Colômbia. Durante a passagem, os intercambistas tiveram a oportunidade de conhecer os espaços do campus, participar de atividades acadêmicas e culturais, além de trocar experiências com alunos e servidores da instituição.

A iniciativa compõe um acordo de colaboração que busca promover o intercâmbio de experiências culturais, acadêmicas e científicas, contribuindo para a formação integral de estudantes e docentes, bem como ampliando o diálogo entre diferentes contextos educacionais. Durante o dia, o grupo participou de uma programação composta por atividades acadêmicas, visitas técnicas e ações culturais, incluindo visitas aos laboratórios, à sala de projeções e ao Núcleo de Artes (Nuarte).

Os visitantes também conheceram pontos culturais e históricos de Mossoró, como o Museu Municipal Lauro da Escóssia, o Corredor Cultural, o Hotel Thermas e suas águas termais, além da Pinacoteca da UFERSA. A imersão seguiu pela Costa Branca potiguar, com visitas às salinas, ao município de Grossos e a pontos turísticos da região, como a Igrejinha dos Barcos e a Barraca Azul, proporcionando contato direto com a paisagem natural e com elementos representativos da cultura local.

A ação reforça o compromisso das instituições parceiras em consolidar redes de conhecimento e ampliar a cooperação internacional, contribuindo para o desenvolvimento de práticas educacionais interculturais. O IFRN reafirma, assim, sua missão de promover formação cidadã, inovação e integração entre diferentes realidades do Sul Global.

Palavras-chave:
Relações institucionais Internacionalização Parcerias Internacionais