OBMEP

IFRN é o maior medalhista do Nordeste e o 2º do Brasil entre os Institutos Federais

A instituição conquistou todas as medalhas de ouro e de prata entre referentes ao Rio Grande do Norte. O Campus Mossoró conquistou 3 medalhas de prata, 1 de bronze e 16 menções honrosas.

Publicada em 30/11/2015 Atualizada há 1 ano

Mais uma vez, os alunos do ensino médio integrado do IFRN se destacam na premiação das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Com um total de 29 medalhas e 162 menções honrosas, o Instituto conquistou todas as medalhas de ouro e prata concedidas no Rio Grande do Norte ao nível 3 - referente ao ensino médio. Entre os Institutos Federais, o IFRN é o maior medalhista do Nordeste e o segundo do Brasil, ficando atrás do IFES, que conseguiu um número de 32 medalhas.

Se considerarmos apenas as medalhas de ouro, o IFRN fica ao lado do IFSC e do IFBA como maiores premiados entre os Institutos, com 2 medalhas de ouro cada. Além das 2 de ouro, os alunos da Instituição potiguar conseguiram 13 de prata e 14 de bronze. O resultado foi publicado hoje (27) no site da OBMEP e é dividido por estado e nível.

As 2 medalhas de ouro do RN foram para os estudantes Victor Moura de Brito, do Campus Natal-Central, e Luiz Carlos Viana Francelino Filho, do Campus Parnamirim. Eles ficaram com a 12º e a 28º maior nota entre todos os alunos do Brasil que fizeram a Olimpíada. As 13 medalhas de prata ficaram com os campi Natal-Central, Currais Novos, Mossoró, João Câmara e Caicó. Luiz Carlos comenta que se preparou para a Olimpíada refazendo as provas aplicadas em anos anteriores, sempre dando mais ênfase nos estudos dos conteúdos nos que encontrava mais dificuldades. O Campus Mossoró conquistou 3 medalhas de prata, 1 de bronze e 16 menções honrosas.

Das 24 medalhas de bronze do nível 3 no estado, 14 ficaram com o IFRN, sendo elas as representativas das melhores notas nessa categoria de premiação. Das 219 menções honrosas concedidas, a grande maioria, 162, também foi para o Instituto.

O professor Valdemiro Júnior, responsável pela realização da OBMEP no Campus Parnamirim, declarou que acompanha de perto desde a preparação dos alunos até a premiação. Para ele, a OBMEP é o maior evento de competição científica para os estudantes das escolas públicas do Brasil. O reitor Belchior de Oliveira Rocha fez questão de parabenizar todos os alunos e servidores envolvidos com o resultado. "Sabemos que é fruto do esforço dos nossos alunos, professores e técnicos-administrativos. A conquista é muito significativa para a vida acadêmica dos estudantes, além de ser um incentivo à participação em outros eventos dessa natureza", comentou o reitor do IFRN.

Em sua 11ª edição, a OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

Acesse:

Resultado 11ª OBMEP