Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

IFRN e FUNCERN, em parceria com a PETRORECONCAVO, desenvolvem Curso de Capacitação em Fluidos de Perfuração, Completação e Estimulação.

Saiba mais.

Publicada em 02/12/2022 Atualizada há 1 ano

Atendendo uma solicitação da empresa PETRORECONCAVO, para suprir as novas perspectivas do mercado de petróleo e gás, o IFRN e a FUNCERN desenvolveram o curso de Capacitação em Fluidos de Perfuração, Completação e Estimulação. Este curso objetiva a capacitação de profissionais para atuarem como químicos de fluidos na indústria do petróleo e gás. O corpo docente será composto por professores efetivos do IFRN, UFERSA, UFRN e por profissionais do setor de petróleo e gás com grande competência na área de fluidos perfuração e completação.  O curso terá carga horaria de 360h e o conteúdo programado será ministrado sob a forma de aulas teóricas síncronas, assíncronas e práticas presenciais.


Programação


Introdução à Exploração e Produção de Petróleo, Fundamentos de Geologia do Petróleo, Noções Gerais sobre Reservatório, Fundamentos da Engenharia de Poço, Revestimento e Cimentação, Coloides e Tensoativos, Teoria das Argilas, Introdução a Polímeros, Reologia e Escoamento de Fluidos em Poços de Petróleo, Estudo dos principais métodos de Controle do poço (bull heading e sondador) , Filtração , Dano à Formação, Fluidos de Perfuração, Formulações, Volumetria , Controle de Sólidos, Problemas de Poços, Introdução a Completação de Poços, Fluidos de Completação, Elaboração de Programas de Fluidos e Projeto de Fluidos, Avaliação e Estimulação (Acidificação, Fraturamento, Outros), QSMS, Aulas práticas, Visita técnica.  

Público Alvo: Químicos, Engenheiros Químicos, Engenheiros de Petróleo, Químicos Industriais, Técnico em Química e Técnico em Petróleo e Gás, além de outros profissionais. 

Número de vagas: 30                                  

Inscrição: 01/12/2022 a 27/012/2022

Inicio do curso: 06/02/2023

Término: 30/06/2023

Horário: 18:00 às 22:00

 

Link para Pré-inscrição: https://forms.office.com/r/PkD21hs5UH

 

Contato:

FUNCERN

Telefone para contato:

(84) 3312-3156

E-mail para contato:

leninha@funcern.br