IFRN abre editais para transferência facultativa e reingresso

As inscrições para os processos seletivos iniciam no dia 20 de setembro

Publicada em 14/09/2021 Atualizada há 12 meses

As vagas são para o segundo semestre letivo de 2021

A Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Proen/IFRN) divulgou os editais referentes aos processos seletivos de Transferência Facultativa (ou Voluntária) e Reingresso. As seleções são regidas pelos editais nº 42 e 43/2021-Proen/IFRN, ofertados nos diversos campi do IFRN e com ingresso no segundo semestre letivo de 2021. Para a Transferência Facultativa, valem os cursos nas formas Integrado, Integrado EJA, Subsequente e para os Cursos Superiores de Graduação. Para o Reingresso, são válidos os Cursos Técnicos de Nível Médio na forma Subsequente e para os Cursos Superiores de Graduação.

Os processos seletivos serão feitos por análise curricular dos candidatos às vagas no IFRN. A Transferência Facultativa (ou Voluntária) estará aberta a estudantes regularmente matriculados em instituições públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras. Para isso, serão submetidas as seguintes condições: existência da vaga, no período adequado do curso pretendido; correlação de estudos entre as disciplinas cursadas e a matriz curricular do respectivo curso do IFRN; adaptações curriculares, quando necessárias; pertencimento ao mesmo eixo tecnológico (para os Cursos Técnicos ou Superiores de Tecnologia) ou à mesma área Capes/MEC (para os Cursos Superiores de Licenciatura) entre o curso de origem e o curso pretendido no IFRN; e aceitação, pelo estudante, das normas didático-pedagógicas e socioeducativas do IFRN. O processo seletivo será feito mediante análise curricular do candidato à vaga.

Já o Reingresso estará aberto a estudantes egressos de cursos compatíveis, do mesmo nível de ensino, de outra instituição ou do IFRN. Nesse caso, serão submetidas às seguintes condições: ter concluído o curso em um período inferior a cinco anos, conforme o Art. 195 da Organização Didática do IFRN; existência da vaga, no período adequado do curso pretendido; correlação de estudos entre as disciplinas cursadas e a matriz curricular do curso pretendido; adaptações curriculares, quando necessárias; e aceitação, pelo estudante, das normas didático-pedagógicas e socioeducativas do IFRN.

Inscrições

A inscrição dos candidatos será no período de 20 de setembro de 2021 ao dia 27 do mesmo mês, mediante requerimento no protocolo eletrônico, através do endereço https://www.gov.br/pt-br/servicos/protocolar-documentos-junto-ao-ifrn, especificando na descrição o curso e turno de preferência. Além disso, o protocolo deverá ser solicitado com o assunto: INSCRIÇÃO TRANSFERÊNCIA FACULTATIVA 2021.2  ou  INSCRIÇÃO REINGRESSO 2021.2.

Inscrições

Edital N°42/2021-PROEN/IFRN -Transferência facultativa