Você está aqui: Página Inicial / Campi / Mossoró / Notícias / I Aprender traz minicursos e oficinas para toda a comunidade
I Aprender

I Aprender traz minicursos e oficinas para toda a comunidade

11/10/2019 - Inscrições até o dia 18 de outubro

I Aprender traz minicursos e oficinas para toda a comunidade

As vagas são limitadas e o público em geral pode participar gratuitamente matriculando-se através do link: http://submissaosecitex.ifrn.edu.br/.

Os minicursos e oficinas do I Aprender continuam com inscrições abertas até o dia 18 de outubro. As vagas são limitadas e o público em geral pode participar gratuitamente matriculando-se através do link: http://submissaosecitex.ifrn.edu.br/. O I Aprender é um dos eventos que integra a V Semana de Ciência Tecnologia e Extensão do IFRN (SECITEX).

São mais de 300 vagas, distribuídas em minicursos e oficinas que abrangem as seguintes áreas temáticas: Artes, Letras e Linguística; Ciências Agrárias; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra. Todos os minicursos/oficinas ocorrerão nas dependências do Campus Mossoró, no período de 16 a 18 de outubro de 2019.

O interessado deverá se inscrever em apenas um dos minicursos/oficinas e, no dia, comparecer 30 minutos antes para credenciamento e acomodação nas salas. Caso o matriculado não compareça nos decorridos 30 minutos do início do minicurso/oficina, haverá uma chamada de suplência para substituição dos inscritos faltosos. Ao final, o participante ganhá certificados e kits. 

O I Aprender pretende profissionalizar através dos minicursos, ensinando conteúdos que os participantes possam colocar em prática e utilizar o conhecimento profissionalmente. Já as oficinas objetivam mostrar, na prática, uma técnica, como ela funciona e como pode ser aplicada, a fim de que, ao final do processo, os partícipes possam saber como pôr em prática tudo o que aprenderam.

Secitex: maior evento de ciência, tecnologia e extensão do IFRN

A edição deste ano será coordenada pelo Campus Mossoró e acontecerá de 16 a 18 de outubro, na Estação de Artes, com o tema “Bioeconomia, diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”. O evento é formado por outros sete: Congic, Mostra Tecnológica, Prêmio de Empreendedorismo Inovador, Simpósio de Extensão, Olimpíada de Robótica, Mostra Coletiva de Arte e Aprender.

Nos primeiros quatro anos, a Secitex soma cerca de 15 mil participantes inscritos e mais de 4 mil projetos de ciência, tecnologia, cultura e empreendedorismo recebidos. Neste ano, a previsão é de que o evento ultrapasse os 15 mil no número de visitantes, uma vez que serão 3 dias de programação aberta ao público, no maior espaço de realização de eventos de Mossoró, segunda maior cidade do estado.

A solenidade de abertura ocorrerá no Teatro Municipal Dix Huit Rosado, no dia 16 de outubro, às 19h, e terá acesso gratuito à toda comunidade interna e externa ao IFRN, com apresentações culturais e artísticas.

Confira a lista de minicursos e oficinas:

1. A ciência imaculada: a verdadeira dimensão humana do saber científico.

2. Minicurso de planejamento de projetos de extensão via canvas.

3. Oficina de processamento de sabão ecológico – utilizando óleo residual ou gordura animal como matéria prima.

4. Economia solidária como estratégia de desenvolvimento: como criar os bancos comunitários de desenvolvimento em um território.

5. Elaborando rótulos de alimentos.

6. Não há receitas, nem roteiros: o serviço social na dinamicidade da realidade educacional.

7. Perspectiva para croquis arquitetônicos.

8. Acessórios para desmonte de rochas.

9. O corpo e voz do ator-criador a partir da dança das intenções.

10. Aspectos éticos da pesquisa acadêmica com seres humanos.

11. Hortas orgânicas em pequenos espaços.

12. Dna barcoding – inventário molecular da vida biológica.

13. O que são ciências?

14. Rotulagem nutricional como instrumento de alimentação saudável e desenvolvimento sustentável.

15. Descrição macroscópica de minerais formadores de rochas.

16. Avaliação de software educacional.

17. Educação, tecnologia assistiva e direito: formação, práticas e inclusão para a efetivação de direitos.

18. Defumação líquida de queijo coalho e pintura de queijos finos.

19. Elaboração de iogurte tipo grego probiótico adicionado geleia de goiaba.

20. Introdução a cartografia.

21. Curso introdutório ao monitoramento e controle da poluição do ar.

 

22. Xadrez no ambiente escolar: uma ferramenta importante para exercitar a concentração e melhorá raciocínio lógico para alunos no ensino.

 

Ações do documento

Página em carregamento