Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Nova gestão

Hélio Pinheiro é nomeado Diretor-Geral Pro Tempore do Campus Mossoró

Diretores eleitos para o quadriênio 2020-2024 foram nomeados temporariamente

Publicada em 24/04/2020 Atualizada há 1 ano

O professor Hélio Pinheiro foi nomeado ontem (23) como o novo Diretor-Geral Pro Tempore do Campus Mossoró do IFRN. A portaria de nomeação, a 666/2020, foi assinada pelo professor Josué Moreira, Reitor Pro Tempore do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

No processo eleitoral que ocorreu no mês de dezembro de 2019, o professor Hélio foi eleito com cerca de 70% dos votos de estudantes e servidores(as) do Campus e, a partir de então, passaria a atuar na instituição por quatro anos, mas, com a indicação pro tempore, o período de gestão pode ser diferente.

“Todos nós recebemos com surpresa e perplexidade a nomeação de um Reitor Pro Tempore, uma vez que o processo eleitoral ocorreu de forma transparente e democrática. A minha nomeação como Diretor-Geral Pro Tempore também não foi a que imaginei para quando assumisse a função. Assim como os demais diretores eleitos, a minha expectativa era a de que fosse nomeado para um mandato de 4 anos. Todavia, entendo que essa situação é passageira e que a posse dos diretores eleitos legitima parcialmente o processo eleitoral ocorrido em 04 de dezembro de 2019 e abre caminho para colocarmos os nossos planos de trabalho em ação, atendendo ao anseio da comunidade local”, expressa Hélio Pinheiro.

Apesar da nomeação inesperada, o professor reforça o desejo de realizar um trabalho responsável e competente juntamente com toda a comunidade escolar. “Agradeço imensamente o apoio que venho recebendo da nossa comunidade desde a nossa eleição e reafirmo o nosso compromisso em trabalhar intensamente pelo Campus Mossoró, colocando em prática as propostas debatidas na campanha, sempre sob a égide da transparência, da ética e do respeito ao serviço público. Logo, logo, espero estar sendo nomeado novamente como Diretor-Geral, mas, dessa vez, para um mandato de 4 anos, em consonância com o mandato do professor Arnóbio Araújo, reitor eleito democraticamente”, declara o diretor.

Entenda o caso

Com uma comunidade acadêmica espalhada em 18 municípios do estado, o IFRN realizou, no dia 4 de dezembro de 2019, o processo de escolha de seu reitor e de diretores-gerais dos campi. O processo eleitoral, iniciado ainda em outubro, resultou na eleição dos professores José Arnóbio de Araújo Filho ao cargo máximo do Instituto e de Hélio Henrique Cunha Pinheiro como Diretor-Geral do Campus Mossoró.

O resultado do processo eleitoral foi encaminhado ao Ministério da Educação (MEC) para que o reitor eleito pela comunidade acadêmica fosse nomeado. A expectativa era de que a nomeação ocorresse na última segunda-feira (20). Contudo, sob a alegação de impossibilidade de nomeação de José Arnóbio, o MEC nomeou Josué Moreira como reitor pro tempore do Instituto.

Como a nomeação dos diretores eleitos para exercerem seus mandatos só poderia ser feita por reitor que não ocupasse o cargo temporariamente, todos os diretores-gerais eleitos para os campi foram nomeados também como pro tempore e agora aguardam José Arnóbio ser nomeado reitor da instituição para exercerem os mandatos para o quadriênio 2020-2024, obtidos por meio do voto.

Posse

Considerando as atividades acadêmicas suspensas por causa da pandemia do novo coronavírus, bem como a situação da nomeação temporária do Diretor-Geral, a cerimônia de posse não será realizada. Contudo, o professor Hélio se mostra esperançoso de que este momento possa acontecer. “Vamos guardar essa cerimônia festiva para celebrarmos quando todos os eleitos democraticamente forem nomeados”, expressa Hélio.

Sobre Hélio Pinheiro

Hélio Henrique Cunha Pinheiro é natural da cidade de Macau – RN, mas reside em Mossoró/RN há vinte anos. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), especialização em Educação Profissional pelo Centro Federal de Educação Tecnológica – RN (CEFET/RN), mestrado em Engenharia Elétrica e da Computação pela UFRN e é doutorando em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Sua história no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) começou em 2001, na condição de professor substituto, e, em 2004, retornou à casa como professor efetivo, sempre no Campus Mossoró. Desde então, além da sala de aula, tem atuado em outras frentes como: participação em diversas comissões, tanto do Campus Mossoró quanto do próprio IFRN, como o CONSEPEX, do qual foi membro. Como gestor, acumula a experiência de ter sido coordenador dos cursos técnicos em Eletrotécnica e em Petróleo e Gás e, desde 2012, Diretor Acadêmico.