Gabinete Itinerante

1ª Edição do Gabinete Itinerante - 2015 foi realizada visando perspectivas de melhorias para o Campus

"Eu só acredito numa instituição na qual todos possam participar ativamente dos debates e da construção coletiva dela", diz Belchior de Oliveira Rocha.

Publicada em 22/02/2015 Atualizada há 12 meses

A 1ª Edição do Gabinete Itinerante deste ano no Campus Mossoró foi realizada na tarde da última sexta-feira (20), visando perspectivas de melhorias para todos que compõem esta escola. O Gabinete Itinerante é a presença da Reitoria em cada Campus, assim sendo, “nos reunimos umas três ou quatro vezes por ano através dessa reunião, fora os eventos institucionais que procuramos estar presentes. Considero o Gabinete Itinerante um importante momento voltado para debatermos e dialogarmos com os gestores de cada Campus sobre o seu funcionamento, possibilitando-nos assim vermos e conhecermos de perto a realidade de cada unidade de ensino”, explica o Reitor Belchior de Oliveira Rocha.

De acordo com o entrevistado, o resultado dessas constantes reuniões tem sido muito positivo e proveitoso, “pois com a expansão dos Campi do IFRN no Estado do Rio Grande do Norte se faz necessário que tenhamos constantemente a realização do Gabinete Itinerante para estarmos cada vez mais próximos. Esse evento justifica a positiva situação em que se encontra o IFRN hoje, tivemos um crescimento muito significativo nos últimos anos”, acrescenta o Magnífico Reitor.

A realização do Gabinete Itinerante aconteceu em dois momentos diferentes, inicialmente a reunião começou na Sala de Projeções II, contando com a presença dos gestores, docentes e técnicos administrativos. Todos reunidos com o objetivo de discutirem melhorias capazes de elevar a qualidade do ensino oferecido pela instituição federal de aprendizado técnico. O Pró-Reitor de ensino, José Ribamar Silva de Oliveira, esteve à frente desse momento da reunião passando aos professores e aos demais presentes informações sobre os indicadores administrativos, isto é, os números da instituição referentes aos dados de evasão, reprovação, carga horária dos docentes, matrículas, etc. “Por que essas informações servem de subsídio para que o Campus monte seus novos cursos, enfoca o Pró-Reitor de ensino.

A reunião foi considerada satisfatória, “estivemos reunidos num momento muito interessante, discutindo importantes números que nos auxiliarão no planejamento deste ano letivo. Informo que já começamos a realizá-lo. Recentemente, passamos pelo desenvolvimento do PDI, um projeto idealizado para que suas metas sejam cumpridas nos próximos cinco anos. Assim sendo, precisamos desenvolver a oferta profissional estabelecida no PDI dentro dos próximos cinco anos, por isso estamos analisando, hoje, todos esses dados nesta reunião,” Frisa o Pró-Reitor de ensino, José Ribamar.

O segundo momento do Gabinete Itinerante foi realizado com a participação dos alunos e gestores, no auditório do Campus. Na ocasião, os alunos apresentaram propostas ao Magnífico Reitor, objetivando possíveis melhorias no ambiente de estudo.

Estudantes de vários cursos apresentaram seus ideais e propostas, como foi o caso do representante do Grêmio, Matheus Sávyo: “Os principais pontos que levantei durante a reunião foram relacionados ao estágio, pois o Grêmio vai trabalhar essa discussão com todas as turmas, visando incentivar os alunos a concluírem seus cursos e receberem seus diplomas, evitando, assim, que os estudantes saiam da instituição na condição de evadidos. Também levantei, entre outros pontos, uma discussão relacionada à parte cultural do nosso Campus, pois temos grandes eventos voltados para as áreas esportiva, científica e a pesquisa, acredito que esses momentos festivos são excelentes para investirmos cada vez mais na área da arte, trazendo apresentações de outros Campi. Na busca da formação continuada é interessante investirmos mais em arte, pois ela transforma os jovens enriquecendo-os de cultura e determinação pessoal, estimulando assim a auto confiança dos alunos”, enfoca o estudante.

O Magnífico Reitor do IFRN avalia a realização do Gabinete Itinerante como um diálogo aberto entre os gestores do Campus, professores, servidores administrativos e alunos. “Esse é um momento de construção coletiva da instituição muito rico, no qual debatemos diversas propostas, críticas e sugestões que surgem por parte de todos os envolvidos, visando melhorias para a instituição. Por isso, eu só acredito numa instituição na qual todos possam participar ativamente dos debates e da construção coletiva dela, finaliza Belchior de Oliveira Rocha.

Proporcionar uma educação de qualidade para os alunos do IFRN foi o tema chave da realização da 1ª edição do Gabinete Itinerante – 2015, pois a educação é o caminho e a ponte de um futuro melhor para todos. É a certeza de uma vida mais digna e justa para humanidade. O futuro é agora, por isso o IFRN não para de investir e de acreditar na educação como meio social transformador de vidas, por meio do ensino técnico.

O evento contou com a presença da composição do Gabinete Itinerante, composta pelo Magnífico Reitor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha, o Pró-Reitor de ensino, José Ribamar Silva de Oliveira, a Chefe de Gabinete da Reitoria, Maria Auxiliadora Pereira de Lira e o Assessor de Suporte Organizacional, Francisco das chagas de Mariz Fernandes. Do Campus Mossoró, participaram do evento o Diretor-Geral, Jailton Barbosa dos Santos, o Diretor Acadêmico, Hélio Henrique Cunha Pinheiro, Coordenadores de Cursos, Docentes, Técnicos Administrativos e Alunos.