Conselho escolar
Execução orçamentária, Secitex 2019 e ajustes no calendário acadêmico são pautas na reunião do Conselho Escolar
Encontro aconteceu no dia 26 de Junho
Publicada em 02/07/2019 ― Atualizada há 1 ano, 8 meses
O Conselho Escolar do Campus Mossoró reuniu-se no dia 26 de junho para discutir sobre execução orçamentária, Secitex 2019 e ajustes no calendário acadêmico. Estiveram presentes o Diretor Geral, Jailton Barbosa, representantes do corpo administrativo, da equipe docente, dos discentes, dos egressos e dos pais de alunos.
O tema voltado para o bloqueio orçamentário sofrido pela instituição foi apresentado pelo conselheiro João Paulo. Registrou-se que, diante do cenário de dificuldade, é fundamental realizar ajustes de forma planejada e responsável, a fim de não seja comprometido o andamento da instituição até o final do ano.
A Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão 2019 (Secitex) será realizada, neste ano, em Mossoró, com exposições no Campus, na Estação das Artes e no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, durante os dias 16, 17 e 18 de outubro. Para a realização deste evento científico, que é o maior do Instituto Federal, houve a necessidade de algumas mudanças no plano inicial, bem como o cancelamento dos jogos intercampi (decisão tomada durante uma reunião do Colégio de Dirigentes – CODIR), a redução no valor do recurso, no número de participantes e a busca do apoio de patrocinadores. Segundo o Coordenador Geral da Secitex, Jerônimo Mailson, a semana envolve a apresentação de trabalhos de pesquisa, ensino e extensão e também a mostra cultural para a comunidade.
O conselheiro Hélio Henrique comunicou a respeito do replanejamento do calendário acadêmico devido às paralisações nacionais ocorridas nos dias 22 de março, 15 de maio e 14 de junho. A reelaboração foi pensada de forma que não houvesse nenhum prejuízo aos alunos quanto à reposição das aulas, considerando o compromisso com a sociedade. Após a apresentação, todos os membros foram convocados para a votação do novo calendário, que foi aprovado por unanimidade.
No final, o presidente Jailton Barbosa, agradeceu a participação de todos os representantes e destacou ainda a colocação do IFRN/Campus Mossoró no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o qual conquistou o primeiro lugar em Mossoró entre as escolas públicas e privadas, e o sexto no Estado do Rio Grande; também deu ênfase à classificação de 22 equipes na Olímpiada Nacional de História do Brasil (ONHB) para a fase final, na Unicamp. O conselheiro Marcelo Coelho aproveitou o momento e registrou os resultados expressivos na Olimpíada de Física (OBFEP), evidenciando que isso é o reflexo do excelente trabalho feito por todos que fazem o IFRN/Mossoró.
Por Greyce Kelly