enquete
Estudantes podem responder enquete sobre acesso à tecnologias até amanhã (21)
Enquete está disponível no Suap
Publicada em 20/06/2020 ― Atualizada há 1 ano, 8 meses
As Diretorias Acadêmicas dos campi do IFRN, em parceria com as Equipes Técnico-Pedagógicas do Instituto (ETEPs), estenderam até amanhã (21), o prazo para que os(as) alunos(as) possam responder a pesquisa sobre o acesso à tecnologias.
Aplicada através de uma enquete, o objetivo é fazer um diagnóstico completo e atualizado sobre as condições de acesso dos estudantes às Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs): internet, aparelho celular, desktop, notebook e outros. A pesquisa aborda também o ambiente de estudo e as demandas de trabalho. Com 11 questões (9 objetivas e 2 subjetivas), o estudante leva de 5 a 10 minutos para respondê-la.
De acordo com André Bezerra, diretor acadêmico do Campus Lajes, a pesquisa não significa que o IFRN vai retomar as aulas através da Educação a Distância (EaD). "Atualmente não há manifestação aprovada pelos colegiados do IFRN nesse sentido e qualquer possibilidade de alteração sobre isso deverá passar por ampla discussão, com olhares sérios e baseados em dados que garantam o amplo acesso, igualitário e com respeito à diversidade dos estudantes", explica o professor.
André explica ainda que esta é a primeira fase da pesquisa. Quando concluída, as Diretorias Acadêmicas vão filtrar e compilar os dados. Logo após, entrarão em contato com os estudantes que não tiverem respondido a enquete por falta de acesso à internet. As equipes deverão fazer o atendimento através de contato telefônico, a fim de que esse grupo de estudantes tenha a sua realidade observada em qualquer planejamento de ação de ensino. O professor alerta: "se você tem acesso à internet, responda sem falta ao questionário para ajudar nossa equipe a contatar somente quem de fato precisa desse recurso".