Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Estudantes do Campus Mossoró realizam mostra de trabalhos

Com o encerramento do primeiro bimestre, as turmas do curso de Edificações apresentaram os trabalhos desenvolvidos.

Publicada em 29/06/2022 Atualizada há 1 ano

As turmas do primeiro e do terceiro ano do curso de Edificações, integrado e subsequente, fizeram nesta terça-feira, dia 28 de junho, uma exposição de trabalhos e maquetes desenvolvidos durante o primeiro bimestre do ano de 2022. Com temas específicos divididos por turmas, vários grupos criaram seus trabalhos de forma aprofundada  em um único assunto.

Os grupos do 1º ano integrado trabalharam com o tema "vistas ortográficas". Tiveram a tarefa de elaborar desenhos a partir de sólidos esculpidos em sabão. Divididos em grupo, os alunos utilizaram referências selecionadas para esculpir desenhos de vistas em épura (vista frontal, vista superior e vista lateral esquerda). O trabalho feito pelos estudantes do 1° ano foi orientado pelo professor Macel Vasconcelos.

O 3º ano integrado trabalhou o tema canteiro de obra. Os grupos desenvolveram maquetes, expondo as principais características de um canteiro de obra, dando ênfase às áreas de vivência e de produção. Cada grupo trabalhou um canteiro de um empreendimento diferente, de modo que eles puderam perceber que cada canteiro é projetado para atender às necessidades específicas de um determinado empreendimento. Esse trabalho envolveu as disciplinas de Construção Civil, com a professora Luciana Nóbrega, e Instalações Hidrossanitárias, com o professor Abraão Jhonny.

A aluna do curso Integrado de Edificações, Maria Clara, acredita que, ao realizar atividades práticas, o aprendizado se torna muito mais dinâmico. “Para a feira de exposição das maquetes, por exemplo, foi necessário que nós utilizássemos o conhecimento já adquirido em sala de aula, mas também foi preciso fazer diversas pesquisas, debater com os professores das disciplinas técnicas sobre os aspectos mais importantes e que não poderíamos deixar de lado nas representações, bem como discutir com o grupo sobre toda a logística de como funcionaria aquela obra, tudo isso de forma muito mais leve e criativa, o que nos proporcionou diversos aprendizados, que, provavelmente, em outras circunstâncias, não fossem possíveis.”

Os grupos do 3º ano subsequente de Edificações desenvolveram os temas de medidas de proteção contra incêndio, revestimento e instalações hidrossanitárias, com os professores Luciana Nóbrega, Kaique Araújo e Abraao Jhonny. Dividido em quatro grupos, eles elaboraram maquetes e cartazes para expor os conteúdos abordados em sala de aula, bem como confeccionaram maquetes de museu, cinema, hospital e de uma fábrica de tintas.

Andressa Julyana, aluna do curso subsequente de Edificações, acha importante o trabalho prático para o aprendizado. “O projeto - a maquete - nos mostra a importância de se fazer um trabalho em grupo, desenvolvendo espírito de liderança e de equipe. Mesmo que a prática seja trabalhosa, não podemos negar a nossa evolução pessoal.

O evento contou com a participação especial do corpo de bombeiros, com uma aula prática de uso de extintores e extinção de princípio de incêndio, e com premiações para os grupos destaques de cada turma.