Conquista

3º lugar no Desafio Gamedu é conquistado pela Equipe Castanha Digital

O Campus Mossoró, por meio do Diretor-geral, Jailton Barbosa, e do Diretor Acadêmico, Hélio Henrique, felicita a equipe Castanha Digital pelo desempenho positivo e a conquista do 3º lugar no Desafio Gamedu.

Publicada em 26/10/2014 Atualizada há 1 ano

A Equipe Castanha Digital composta pelos alunos Marcelo Augusto (2º ano), Mariana Veloso (2º ano), Pedro Augusto (3º ano), Wyklify (3º ano) e Ryllari Raianne (4º ano), todos são alunos do Curso Integrado de Informática, sob a orientação do Professor Me. Abrahão Lopes, criaram o jogo educativo “Prova dos Sonhos” para participarem do Desafio Gamedu.

O jogo desenvolvido pela equipe do Campus foi tão bem elaborado e criativo que acabou sendo classificado entre os 10 finalistas do Desafio Gamedu. Ontem (25), aconteceu, em Natal/RN, a premiação final da Competição, na qual 3 equipes saíram vitoriosas, pois conquistaram os 1º, 2º e 3º lugares. O Campus Mossoró, representado pela equipe Castanha Digital, conquistou o 3º lugar da competição, uma importante vitória para nossos alunos, porque foi a primeira vez que eles participaram de um desafio como esse, e conseguiram sair dela em posição de destaque, entre as 3 melhores equipes. Parabéns campeões, vocês são mais que vencedores!

“Para nós é muito gratificante termos chegado à fase final do desafio, porque foi um longo período de capacitação e treinamento para nossa equipe se enquadrar no mercado da competição. Inicialmente, não tínhamos a ferramenta para desenvolver o jogo, por isso começamos literalmente enfrentado desafios, mas deu certo. Competir com pessoas que estão na área da computação a mais tempo do que nós e, mesmo assim, conseguirmos conquistar o 3º lugar é uma vitória inexplicável”, relata a líder da equipe Castanha Digital, Mariana Veloso.

O jogo ‘Prova dos Sonhos’ possui como personagem principal o Ifinho, um estudante esforçado e que busca sempre aprender. Durante uma noite de estudos em véspera de prova, Ifinho acaba dormindo por cima do seu livro e entrando nele. O objetivo principal do jogo é fazer com que o jogador ajude Ifinho a sair do seu livro, passando por fases que representam disciplinas do ensino básico, recebendo dicas e respondendo todas as perguntas, pois só assim Ifinho irá aprender todo o conteúdo para a prova.

Ontem (24), os alunos que compõem a equipe Castanha Digital foram a Natal – RN com o intuito de apresentarem o jogo “Prova dos Sonhos” à amostra que foi realizada para divulgar os jogos criados para o Desafio Gamedu.

Os jogos desenvolvidos para a competição se encaixam no perfil educacional, tendo como principal finalidade divertir os jogadores ensinando questões relativas a diversas disciplinas, tais como: matemática, português, ciências, etc. Um outro detalhe importante que merece ser destacado aqui é que os jogos do Desafio Gamedu não têm finalidade de serem comercializados, ao contrário, “eles foram criados objetivando estimular os estudantes da área de informática a se dedicarem cada vez mais ao mercado da criação de jogos educativos. Por isso, os próprios responsáveis pelo concurso oferecem aos participantes cursos com o objetivo de orientá-los no procedimento de como produzir corretamente os jogos, frisa a aluna, Ryllari Raianne.

A equipe Castanha Digital realizou aulas e atividades à distância, a ferramenta trabalhada para a criação dos jogos chama-se CONSTRUCT 2. Os jogos do Desafio Gamedu já estão disponíveis para o público jogar na CIENTEC – WWW.cientec.ufrn.br. Confira, você se divertir encontrando muito conhecimento em forma de jogo!

O Desafio Gamedu é Muito mais que uma competição, é um evento para estudantes interessados em capacitar-se em desenvolvimento de jogos digitais. Através de um ambiente virtual, os participantes são capacitados e incentivados a empregar sua criatividade para a criação de seus games. A competição foi criada pela UFRN e o IFRN, para mais informações sobre a competição, acesse: http://desafio.gamedu.net/2014.