Engenheira da empresa VALE visita Campus Mossoró.

Projeto Sonda-Escola motivou esta visita.

Publicada em 19/04/2010 Atualizada há 1 ano, 5 meses

Na última semana esteve visitando o prédio do IFRN- Campus Mossoró, a Engenheira de Minas do Núcleo de Sondagem da empresa VALE, a Sra. Maria de Lourdes de Paula Alves.

Pertecente ao corpo de funcionários da VALE, uma empresa global de mineração sediada no Brasil, com mais de 60 mil empregados entre próprios e terceirizados, a engenheira atua na atividade de sondagem, que tem por finalidade a pesquisa de minério de ferro, trabalhando com profundidade de 450m, e com água para 800m à 1200m.

A vinda da Sra. Maria de Lourdes ao Instituto Federal teve um objetivo potencializador para a empresa VALE: a Sonda-Escola do Campus Mossoró.

Atualmente estes serviços de sondagem da VALE são terceirizados com empresas especializadas, que pesquisam e fazem o estudo da viabilidade da exploração, no entanto a desqualificação e escassez da mão-de-obra atinge diretamente as metas de produção da empresa que são de 250 mil toneladas em 2010 para 500 mil toneladas em 2015.

Trabalhando há 8 anos na VALE, a engenheira relata que a situação já foi bem pior "havia enorme dificuldade para a segurança, existia uma prática instituída da 'cultura do sofrimento' justamente porque as empresas utilizavam pessoas destreinadas para situações de risco, afirma.

A partir de 2004 a VALE passa a exigir procedimentos seguros das terceirizadas e com isso reduzindo substancialmente o números de acidentes na sondagem. Só que pela falta de estrutura para especialização destes funcionários acarretou na contratação de "mão-de-obra importada".

Para mudar esta situação, necessitando especializar trabalhadores locais para sondagem de minério de ferro, que originou o interesse em conhecer o Projeto do IFRN da Sonda-Escola.

Com aulas teóricas e principalmente práticas, o curso de Sondagem qualifica pessoas para exercer esta profissão totalmente capacitados, com ênfase principalmente na segurança ."É algo essencial para formar os profissionais da empresa VALE", comentou a engenheira. A Sonda- Escola é um equipamento onde os alunos conhecem com instrutores especializados, todo funcionamento da sondagem terrestre.

"Para aumentar a produção da Sondagem na VALE que é 200m/mês para alcançar 600-700m/mês é preciso especializar e contratar pessoas, principalmente do nosso país, com a parceria Instituto Federal e VALE vamos alcançar as metas, mas principalmente vamos contribuir para geração de novos profissionais brasileiros", argumenta Maria de Lourdes.