ENCONTRO PEDAGÓGICO

Encontro Pedagógico marca início do semestre 2017.1 com discussão sobre Educação e Diversidade

O Encontro teve início na manhã de hoje, 27 de abril.

Publicada em 27/04/2017 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O IFRN/Campus Mossoró promoveu na manhã de hoje, 27 de abril, a abertura do semestre letivo, para os servidores e também o início do Encontro Pedagógico, com a finalidade de integrar e preparar os servidores para o ano letivo.

O diretor-geral Jailton Barbosa dos Santos esteve presente à abertura da Jornada Pedagógica que recepcionou os servidores, com um café da manhã, às 8h.  Após o momento de recepção, formou-se uma mesa-redonda para discutir o tema “Diversidade e Educação”, com a presença do psicólogo Rodrigo Costa de Oliveira – Membro do Conselho Regional de Psicologia da 17ª Região, Prof. Varder Braga – Coordenador do Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado da UFERSA, da psicóloga da Instituição Glaudênia Alves dos Santos e da Assistente Social Magnólia Maria da Rocha Melo.

Tendo como base o papel da escola, de formar profissionais-cidadãos, foi discutido a função do educador no reforço do convívio com a diversidade, seja ela de qualquer natureza e a construção de práticas que integrem todas as pessoas na escola, independente de sexo, raça ou limitações.

Sobre a importância de discutir a diversidade na escola, o psicólogo Rodrigo Costa afirma que: “Discutir Diversidade, discutir orientação sexual, sempre acrescenta no debate escolar. Quanto mais espaços forem oportunizados para falar sobre essas temáticas como preconceito, racismo, machismo, misoginia, são espaços que vão proporcionar a qualificação desses professores, a qualidade da informação a serem passadas para os alunos, ferramentas humanas e ferramentas técnicas para ir desmistificando e derrubando todas essas barreiras que existem nas relações humanas, barreiras de ódio, de preconceito, de intolerância, barreiras de violência de maneira geral”.

O psicólogo, ainda parabenizou a direção do Campus por colocar esses temas para serem debatidos.