Docentes concluem orientação do Projeto Uso da Torta de Pinhão Manso proveniente da Produção de Biodiesel na Adsorção de Poluentes Orgânicos

Promovido por meio do MEC/SETEC/CNPq Nº 94/2013, um edital lançado nacionalmente, visando apoiar a Projetos Cooperativos de Pesquisa Aplicada e de Extensão Tecnológica.

Publicada em 27/07/2015 Atualizada há 1 ano, 3 meses

A Chamada Pública MEC/SETEC/CNPq Nº 94/2013 lançou o referido edital, nacionalmente, visando apoiar a Projetos Cooperativos de Pesquisa Aplicada e de Extensão Tecnológica. O que resultou na realização do Projeto:Uso da Torta de Pinhão Manso proveniente da Produção de Biodiesel na Adsorção de Poluentes Orgânicos, orientado pelos professores, Dr. Diego Ângelo de Araújo Gomes – IFRN e aDra. Geraldine Angélica Silva da Nóbrega – UFERSA. Tendo como Coordenador, o professor, Wagner Lopes Torquato – IFRN, um projeto da área Temática de Tecnologias para Sustentabilidade.

O projeto foi inteiramente realizado no novo Laboratório de Balneabilidade do IFRN – Campus Mossoró, pelas alunas Delannia Nobre, do curso Engenharia Química – UFERSA, e Natália Cristina da Silva Moura, do curso Gás e Petróleo – IFRN.Uma parceria entre as duas instituições de ensino.

Teve como objetivo geral utilizar a torta de pinhão manso na adsorção de poluentes orgânicos, e, mais especificamente, analisar o tratamento químico da torta de pinhão manso, considerando a caracterização dela após o tratamento químico para avalizar a formação de poros, bem como os ensaios de adsorção de corantes sobre a torta de pinhão manso tratada quimicamente, utilizando a técnica de banho finito e o ajuste dos modelos de adsorção da literatura para cálculo da capacidade de adsorção.

De acordo com a estudante Delannia Nobre, o objetivo de realizar um trabalho nessa linha de pesquisa se deve, principalmente, “ao cultivo do pinhão manso, ele é simples e acessível o que o torna uma alternativa para inserir o agricultor familiar no cenário do agronegócio brasileiro”, explica.

A discente esclarece, ainda, que o projeto teve como objetivo agregar valor ao pinhão manso, pois a viabilidade do uso dessa oleaginosa na produção do biodiesel está diretamente relacionada ao destino dado ao resíduo gerado.

O pinhão manso é bastante tóxico e não pode ser utilizado como ração animal. Dessa forma, “o projeto visa utilizar esse resíduo para produzir um adsorvente para a remoção de corantes, pois a presença destes compostos nos corpos d’água pode causar problemas ao meio ambiente”, acrescenta Delannia Nobre, frisando que a maior parte dos corantes fabricados destina-se à indústria têxtil.

A referida estudante informa que na legislação nacional, em vigor, tem-se padrões estabelecidos para o lançamento de efluentes na água. Dessa forma, o adsorvente irá contribuir na remoção desses efluentes reduzindo o custo da indústria têxtil e agregando valor a produção do biodiesel, a partir do pinhão manso.

Em relação ao desenvolvimento deste projeto, na parte prática, “a pesquisa foi realizada fazendo-se um levantamento bibliográfico sobre o tema da pesquisa e posteriormente foi realizado o ensaio de adsorção para avaliar a viabilidade do uso da torta de pinhão manso”, relata Delannia Nobre.

Assim sendo, os resultados se mostraram satisfatórios, e agora “a pesquisa continua no intuito de aprimorar o adsorvente através da otimização das condições (temperatura, pH, o tamanho de partículas, a concentração inicial do corante, o tempo de contato, a velocidade de agitação...), acrescenta a estudante.

O ensejo de fazer este projeto foi uma rica ocasião de aprendizado que contribuiu para enriquecer os conhecimentos de Delannia Nobre, bem como seu currículo acadêmico, uma vez que este projeto trata-se de uma oportunidade que fora publicada de forma nacional, por meio do edital MEC/SETEC/CNPq Nº 94/2013.

“Durante a realização deste projeto tive a oportunidade de aprender muito com o professor Diego Ângelo, tanto em relação à parte teórica, tendo em vista que a linha de pesquisa que havia trabalhado, anteriormente, era bem diferente; como também na parte prática, à qual pude aprender sobre o funcionamento de alguns equipamentos e softwares que não utilizei no decorrer da minha graduação”, revela a discente.

Delannia Nobre termina sua participação nesta matéria reconhecendo o importante papel dos professores que também contribuíram, diretamente, para a realização e o sucesso deste projeto. “Agradeço a minha professora, orientadora, Dra. Geraldine Angélica Silva da Nóbrega, por quem tenho grande admiração, bem como ao professor Dr. Diego Ângelo de Araújo Gomes, pelo apoio no desenvolvimento experimental deste trabalho”, frisa. Atualmente, a ideia inicial do projeto está concluída. Para Delannia, a experiência de poder realizar esse projeto foi satisfatória, “pois os resultados superaram minhas expectativas iniciais e adquiri muito conhecimento na área”, finaliza realizada por mais essa conquista em sua carreira acadêmica.

Campus Mossoró, por meio do Diretor-Geral, Jailton Barbosa dos Santos, e do Diretor Acadêmico, Hélio Henrique Cunha Pinheiro, parabeniza os responsáveis pela realização do Projeto Uso da torta de Pinhão Manso proveniente da Produção de Biodiesel na Adsorção de Poluentes Orgânicos.