Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Homenagem

Docente do Campus Mossoró escreve homenagem em memória aos 30 dias de falecimento do professor Rady Dias

Rady faleceu no mês passado, deixando uma trajetória admirável e exemplar

Publicada em 11/03/2021 Atualizada há 1 ano

O docente do IFRN – Campus Mossoró Marcos Oliveira, escreveu uma homenagem em memória aos 30 dias de falecimento do professor Rady Dias.

Rady atuou no Campus Mossoró como Diretor-Geral (12/09/1997 a 07/03/2004) e também como Gerente Educacional de Tecnologia (08/03/2004 a 31/07/2006).

Leia a homenagem completa:

HOMENAGEM AO PROFESSOR RADY DIAS DE MEDEIROS (IN MEMORIAN)

Professor Rady Dias de Medeiros, pedagogo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1976-1979), ingressou na Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN) em 1º de janeiro de 1994, sendo oriundo do quadro docente do Ex-Território de Roraima, tendo atuado na capital, Boa Vista. Na ETFRN, professor Rady assumiu a Coordenação de Legislação e Normas da Unidade Sede, que seria seu ambiente de trabalho desde sua chegada à instituição até sua nomeação para a Direção da Unidade Descentralizada de Ensino de Mossoró (UNED/Mossoró), em 12 de setembro de 1997, quando sucederia o primeiro diretor dessa unidade, professor Nivaldo Ferreira da Silva.

Dentre tantos predicados que podem ser atribuídos ao professor Rady, podemos destacar comprometimento, seriedade, serenidade, objetividade, foco, pontualidade, espirituosidade, empreendedorismo e honestidade/probidade, sendo, principalmente, esses dois últimos os que mais evidenciam a personalidade do professor, pedagogo e sertanejo seridoense, de Jardim do Seridó ou, simplesmente, Jardim, como se referia à sua terra natal. Destacamos dois traços que nos parecem mais apropriados do ponto de vista da gestão pública – o empreendedorismo e a probidade administrativa.

Em relação ao gestor empreendedor, dois aspectos merecem especial atenção: em primeiro lugar, a Administração Pública brasileira não tem a tradição de formar gestores públicos com tais características, nem mesmo incentiva/valoriza aqueles que enveredam por esse caminho. Em segundo lugar, é preciso compreender o cenário sócio-político-econômico brasileiro nos períodos de 1997 a 2000 (gestão pro tempore) e 2000 a 2004 (gestão eleita pela comunidade), marcado por severas restrições orçamentárias.

A UNED/Mossoró fora inaugurada em 29 de dezembro de 1994, quase cinco anos após o início da obra (12 de janeiro de 1990) e havia iniciado suas atividades letivas em 1995, com quatro turmas do Curso Técnico Integrado em Eletromecânica e, no ano seguinte, sendo implantado o Curso Técnico em Construção Civil.

Foi nesse cenário de grave restrição orçamentária que o professor Rady assumiu a direção da Escola da Técnica (como muitos ainda se referem ao atual Campus Mossoró do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN). Em 1997, os laboratórios da área de Eletromecânica ainda não tinham os equipamentos básicos para realização das aulas práticas, como preconizado no Projeto Pedagógico do curso, situação que foi priorizada e resolvida com a determinação do professor Rady, que conseguiu os equipamentos, sob a forma de empréstimo, com a Unidade Sede e, posteriormente, foram sendo adquiridos os demais com a aprovação de “projetos especiais encaminhados ao Ministério da Educação.

A situação acima exemplifica apenas uma dentre muitas situações difíceis naquele início de funcionamento de nossa UNED/Mossoró. Professor Rady exercitou a liderança necessária à superação de obstáculos que pareciam intransponíveis, considerando que, no plano nacional, o governo federal sinalizava a perspectiva da estadualização das Escolas Federais e, sendo assim, não fazia sentido a realização de investimentos. Mais que isso, professor Rady conduziu a Unidade de Ensino de Mossoró rumo à consolidação de suas ofertas educacionais, bem como à implantação de novas ofertas de cursos técnicos integrados, subsequentes e de formação inicial e continuada (cursos FIC).

Ao tempo em que se fortalecia o ensino, criava-se a identidade institucional e o crescente sentimento de pertencimento de todos que faziam a comunidade acadêmica – professores, técnico-administrativos, servidores terceirizados e estudantes – num movimento marcado pela vontade dessa coletividade de ver realizada a consolidação da instituição, o que se daria mediante o reconhecimento social, em níveis local e regional. Construía-se, a partir daquela quadra temporal, o que designamos cultura organizacional. Parafraseando professor Belchior de Oliveira Rocha (ex-reitor do IFRN), professor Rady foi o maestro que conduziu com sabedoria a orquestra formada por todos da comunidade acadêmica da UNED/Mossoró, posteriormente transformada em Unidade de Ensino do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte – CEFET-RN.

Nosso ex-diretor exercia com maestria a pedagogia no sentido da formação contínua dos gestores da Unidade de Ensino – gerentes de ensino, coordenadores, equipes técnicas e demais gestores – numa época em que não havia disponibilidade orçamentária nem mesmo para as despesas correntes (água, luz, telefone etc.), menos ainda para oferta de cursos de formação para gestores. Conceitos tais como eficiência do gasto público e transparência da gestão eram explicitados na vivência cotidiana: fazer mais com menos era a regra de ouro para superar as adversidades. A transparência dos atos de gestão era ensinada muitas vezes por meio de suas máximas, dentre as quais rememoramos “não basta ser honesto, é preciso parecer honesto”. Em outras palavras, é preciso ser transparente quando se utiliza recursos públicos; é preciso prestar contas de cada centavo do contribuinte, pois é ele quem financia a educação de qualidade que ofertamos à sociedade.

Nesse breve texto destacamos, como enunciado preliminarmente, apenas algumas das características mais marcantes do professor Rady, citando alguns dentre tantos ensinamentos que contribuíram para a construção do atual Campus Mossoró do IFRN. Priorizamos somente alguns recortes de sua atuação como dirigente máximo da Unidade de Ensino, no que pese sua participação não menos importante como gerente de ensino da UNED (2004 a 2006) e como Diretor-Geral do Campus Currais Novos, implantado sob sua gestão e por ele dirigido no período de 2006 a 2016. O professor Rady cumpriu com louvor sua missão de dirigente máximo da UNED/Mossoró, tendo realizado mais entregas que aquelas com as quais se comprometera ao assumir a gestão. 

Ao professor Rady Dias de Medeiros, nossa eterna gratidão e nosso reconhecimento pelas contribuições valiosas em momento ímpar de nossa instituição, que favoreceram o desenvolvimento institucional, a consolidação e o reconhecimento da UNED/Mossoró pela sociedade.