inclusão social

Diretor-Geral do Câmpus Mossoró representou o IFRN no Encontro Pedagógico da UFERSA

O Prof. Jailton Barbosa, esteve presente no encontro que teve como tema: "Políticas de Inclusão Social no Ensino Superior: Realidades e Perspectivas.

Publicada em 22/11/2012 Atualizada há 1 ano

Fomentar a discussão e construir conhecimentos inerentes às políticas de inclusão social no ensino superior. Esse é o objetivo do Encontro Pedagógico da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, iniciado na manhã desta quarta-feira, 21, com programação prosseguindo até a tarde da quinta-feira, 22. O Evento acontece no Auditório do Departamento de Ciências Exatas e Naturais - DCEN -, com a participação de professores, funcionários e estudantes de diversas instituições de ensino.

Na mesa redonda: Políticas Afirmativas do Ensino Superior, o Prof. Jailton introduziu a discussão sobre a Lei de Cotas. Destacando além da democratização do acesso ao Ensino Superior, o desafio de manter aluno no curso até a conclusão deste. Ainda em sua fala o Prof. Jailton lembrou que a história de inclusão do IFRN já vem de longa data.

O Pró-técnico a partir de 1994 passou a destinar 50% das vagas dos cursos técnicos integrados da ETFRN para alunos oriundos do Ensino Fundamental da Escola Pública; a partir de 1998 o PROCEFET continuou com essa mesma política, em 2004 o CEFET passou a oferecer 50% das vagas para alunos oriundos da escola pública em todos os seus cursos, em 2009 o IFRN continuou a política de inclusão do CEFET e hoje já está aplicando a Lei de cotas, inclusive para os processos seletivos em execução e não concluídos antes da entrada em vigor da Lei de cotas.

Nesse contexto, o IFRN- Câmpus Mossoró planeja investir em 2013 cerca de 1(um) milhão de reais nos programas já citados além de outros, tais como, PROEJA FIC, PIBID, PRONATEC, PFRH-Petrobras, PROMINP e Mulheres Mil para atender estudantes, geralmente, oriundos de escolas públicas e de famílias de baixa renda, que possuem histórico social marcado por situação de vulnerabilidade socioeconômica, com a finalidade de garantir a permanência desses estudantes nos cursos de ingressos e a conclusão dos mesmos.