Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Dia de Lazer

Dia de Lazer proporciona momentos de interação entre os Servidores

“Excelente viagem! Gostei demais desse incentivo do IFRN, toda equipe que veio realizar este trabalho de dois dias está de parabéns! E nós, os servidores do Campus, temos que divulgar as boas realizações que o IFRN faz por nós, fala sorridente, Celma Aquino.

Publicada em 21/10/2014 Atualizada há 1 ano

O Dia de Lazer para os servidores do campus Mossoró é resultado de um desafio lançado durante a execução dos Exames Médicos Periódicos do ano 2013, pela Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor (COASS/DIGPE). Tem como finalidade proporcionar um dia diferente com vistas a promover a integração entre os servidores e reforçar orientações sobre qualidade de vida para aqueles que obtiveram o maior número de adesão de conclusões nos referidos exames.

No dia 17 de outubro, no período da tarde, foi disposto aos servidores do Campus um circuito de saúde com aferição da pressão, taxa de glicemia, IMC e circunferência abdominal, circuito de exercícios funcionais, oficina de peteca, jogos cooperativos, integração e socialização, e lanche de encerramento, com apresentação musical. A servidora Luane Moraes, do Campus Cidade Alta, veio corroborar com o trabalho prestado aos servidores, por meio do Programa qualidade de vida dos servidores. “As ações apresentadas por meio deste projeto visam sensibilizar os servidores do Campus a continuarem a praticar exercícios físicos diariamente, informo que eles até podem ser iniciados de forma simples, porque mesmo assim serão eficazes”, esclarece.

O real significado da realização desse evento visa principalmente incentivar cada vez mais a prática de exercícios físicos por parte de todos os servidores. “A prática de fazer exercícios físicos exige que a pessoa saia da sua habitual zona de conforto, e que ela passe a ter disciplina e força de vontade todos os dias, assim a pessoa vai se tornar ativa tanto fisicamente quanto intelectualmente, e dessa forma ela ficará disposta a enfrentar qualquer desafio”, diz Luane Moraes.

De acordo com Alan Costa, Reitoria, “a programação do Projeto vida com qualidade no trabalho tem preparado toda uma interação entre os servidores que objetiva uma ligação fácil e agradável”. O servidor explica ainda que a intenção desse projeto é realizar um trabalho prático e descontraído, “saindo assim do tradicional discurso teórico, porque na realidade as pessoas até sabem da importância de praticar exercícios físicos e de ter momentos de lazer constantemente. Esses assuntos estão bem conhecidos na população em geral. Entretanto, é importante abordar esses assuntos de forma diferente e leve, visando assim estimular as pessoas a viverem o que elas já sabem com prazer”, enfoca.

No dia 18 deste mês, os servidores do Campus foram contemplados com uma viagem para a cidade de Martins (gratuito). Pela manhã, o guia turístico Leandro Santos apresentou aos viajantes os principais pontos turísticos da cidade. Foi um momento de descontração e de conhecimento cultural, um aprendizado que valeu a pena. “Martins é uma cidade abençoada por Deus, por isso vem gente de todo canto do mundo visitá-la. Sinto-me feliz em poder contribuir diretamente para o crescimento turístico desta cidade que aprendi a amar”, relata o guia turístico. Durante a viagem foram visitados os seguintes locais: mirantes, museus, igrejas, exposição de automóveis antigos, a primeira rua construída da Cidade, e muito mais.

O guia turístico, Leandro Santos, esclareceu coerentemente cada um desses lugares visitados. E, destacou a história que mais lhe chama atenção, a que ele mais gosta de contar aos turistas. “Por trás da Igreja Nossa Senhora do Rosário, construída por Francisco Martin Morins, em 1748, tem uma bela história de amor, tristeza e promessa, pois foi através de uma promessa feita pelo seu construtor que a igreja passou a existir. A esposa de Francisco Martin sumiu, daí então ele decidiu fazer uma promessa para a Santa Nossa Senhora do Rosário prometendo-lhe que no local em que ele encontrasse a sua amada esposa construiria uma igreja para a Santa, caso Ela o ajudasse. Em pouco tempo a esposa de Francisco Morin foi encontrada ao lado da lagoa que fica ao lado da atual igreja, mas ela estava morta. Mesmo assim, ele cumpriu com a sua promessa, fala reflexivo, Leandro Santos. Esta Igreja foi a primeira construída em Martins, e foi a partir de sua construção que a primeira rua da cidade passou a ser edificada e consequentemente povoada a cidade, em 1748.     

Era fácil perceber o quanto os servidores estavam satisfeitos com o dia de lazer. “Excelente viagem! Gostei demais desse incentivo do IFRN, toda equipe que veio realizar este trabalho de dois dias está de parabéns! E nós, os servidores do Campus, temos que divulgar as boas realizações que o IFRN faz por nós, fala sorridente, Celma Aquino. Quem também parabenizou a realização da viagem foi o professor de química, Denilson Maia. “Achei a viagem muito agradável, um momento de descontração com nossos colegas de trabalho, amigos e companheiros. Excelente! Como diz Celma”, conclui empolgado.

A assistente social, Valéria, fala sobre a experiência de poder realizar as metas estabelecidas pelo Projeto vida com qualidade no trabalho, porque esta foi a primeira viagem contemplada pelo projeto. “Tem sido gratificante desde ontem podermos está com os servidores do Campus Mossoró, pois eles são divertidos, e percebo literalmente que eles estão adorando e curtindo cada momento de lazer. Estão participante e compreendendo o significado de cada momento. Em 2015, começará a nova etapa dos exames periódicos entre os servidores dos Campi do IFRN, todos são convocados a participar e a concorrer a mais um dia de lazer.

Confira as fotos da viagem AQUI

Confira as fotos do Circuito de Saúde AQUI