Livro

Denilson Maia, Docente do Campus, Tem Dissertação de Mestrado Adaptada ao Formato de Livro

“O livro é fruto de um trabalho de análise de conteúdos que desenvolvi junto aos meus orientadores do mestrado, focado mais para os livros didáticos do ensino médio, no caso química e física", enfoca o autor.

Publicada em 26/09/2014 Atualizada há 1 ano

O Professor Denilson Maia teve sua dissertação de mestrado, “A Termodinâmica em Livros de Física e Química do Ensino médio”, adaptada ao formato de livro e publicada pela NEA (Novas Edições Acadêmicas).

A NEA pertence a um grupo de editoras voltadas para publicações de trabalhos, dissertações e teses, colocando-os em forma de livro ela oferece mais espaço de divulgação do trabalho em suas lojas virtuais. O autor não tem nenhum custo ao ter sua obra publicada pela editora, pois o livro só é impresso depois que ele é vendido.

“O livro é fruto de um trabalho de análise de conteúdos que desenvolvi junto aos meus orientadores do mestrado, focado mais para os livros didáticos do ensino médio, no caso química e física. A termodinâmica está presente nessas duas disciplinas do ensino médio", explica Denilson Maia. A Obra é indicada a alunos de graduação, no caso as licenciaturas e também para professores que atuam no ensino médio.

O Livro aborda a seguinte temática: “Se o contexto do surgimento e da consolidação da termodinâmica foi tão expressivo, alavancando o mundo com a máquina a vapor, contribuindo tanto para o que temos hoje, como também trazendo uma série de modificações tanto negativas quanto positivas para a sociedade, confesso seja o campo de conhecimento da Física, e posteriormente, da Química, que mais se permite contextualizar em sala de aula, e desse modo, contribuir para um melhor aprendizado desse ramo tão importante para as ciências da natureza”.

A dissertação de Mestrado do Professor Denilson Maia que acabou sendo adaptada ao formato de livro foi um trabalho desenvolvido pensando, principalmente, nas dificuldades que os alunos têm em compreender os conceitos fundamentais desse ramo da física que é a Termodinâmica. Os orientadores do trabalho do Professor são Carlos Neco da Silva Júnior e Ótom Anselmo de Oliveira, ambos aprovaram a iniciativa da obra ser publicada.

De acordo com o Professor, “muitos são os trabalhos que mostram as dificuldades de se compreender os conceitos fundamentais, porque os professores deixam de analisar os aspectos históricos que levaram a formação de um conceito. Bem como as questões sociais, econômicas e ambientais que estão também inseridas e que muitas vezes não são abordadas em sala de aula. Dessa forma, os alunos acabam por ficar limitados à resolução de exercícios, aplicação de fórmulas prontas”, enfoca o autor da obra.

Denilson Maia, ainda, esclarece que os livros didáticos são analisamos sob essa perspectiva, isto é, observando se os autores levavam em conta os fatos relatados pelos pesquisadores na área de ensino de ciências. E, acrescenta: “Tomamos por base também o que os documentos legais do Ministério da Educação preveem para o ensino médio em vigor no nosso país”, finaliza.

Compre o Livro A Termodinâmica em Livros de Física e Química do Ensino médio, do autor e professor do Campus Mossoró, Denilson Maia AQUI.

Conheça a estante virtual da Novas Edições Acadêmicas (NEA) e confira esta obra e outras disponíveis AQUI

O Campus Mossoró, em nome do Diretor-Geral, Jailton Barbosa e o Diretor Acadêmico, Hélio Henrique, parabeniza o Professor Denilson Maia pela publicação da Obra.