Capacitação

Curso sobre tecnologias inovativas em educação musical será realizado no Campus Mossoró

Ação é fruto de projeto do professor do Campus, Geann Ribeiro. O curso será ministrado por Matti Ruippo, da Finlândia.

Publicada em 27/01/2015 Atualizada há 1 ano

De 28 a 30 de janeiro, o professor Giann Ribeiro, do Campus Mossoró, juntamente a Matti Ruippo, professor da Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere, na Finlândia, promovem o curso "Tecnologias inovativas em educação musical", ministrado por Matti Ruippo. O evento é voltado para professores e alunos de Música do Rio Grande do Norte. O curso é fruto do projeto desenvolvido por Giann Ribeiro, no programa "Professores para o Futuro", e será gratuito para todos os participantes.

Matti Ruippo é supervisor do trabalho desenvolvido por Giann no "Professores para o Futuro". Ele está no Brasil desde o dia 19 de janeiro e permanecerá até o dia 4 de fevereiro, com o objetivo de dar continuidade à supervisão e, também, de promover o intercâmbio de conhecimento entre o Brasil e a Finlândia. “Tive a chance de ter o professor Matti Ruippo esses dias comigo, desenvolvendo esta ação", relata Giann Ribeiro.

No dia 26 de janeiro, os dois professores, responsáveis pelo referido curso, participaram de uma reunião na sala da direção geral do Campus Mossoró. Eles foram recebidos pelo Diretor-Geral em Exercício, Hélio Henrique, pelo Coordenador de Extensão, Geraldo Máximo, e pelo Assessor de Relações Internacionais, Samuel Lima. O objetivo da reunião foi discutir os últimos acertos do evento que será realizado nesta semana e a possibilidade de haver, futuramente, intercâmbios, entre professores e alunos das duas instituições. Esta última proposta será melhor sistematizada e colocada em debate futuramente.

De acordo com Giann Ribeiro,o curso sobre tecnologia musical é um evento de formação educacional voltado à todos os professores do Estado do Rio Grande do Norte, independentemente da instituição que esses profissionais trabalhem. Assim sendo, podem participar professores universitários, professores da educação básica e de nível médio, tanto os das escolas públicas quanto os das privadas, e também alunos licenciandos que estão se preparando para serem professores de música. Este é o público alvo do evento.

É importante a participação dos professores da educação básica do Estado, pois, geralmente, esses profissionais necessitam de mais informações para poderem ministrar aulas mais interativas e tecnológicas. “No nosso curso será usado o que denominamos: “Tecnologias Livres”, ou seja, mesmo que o aluno ou professor não possuam determinado instrumento musical, mesmo assim, será possível aprender a tocá-lo através dos modernos programas disponíveis na internet”, frisa Giann Ribeiro.

As técnicas que serão ensinadas neste curso são de suma importância para os futuros professores de música, “porque quem deseja se especializar cada vez mais nessa área, esse é o momento certo de explorar o que a tecnologia nos oferece. Não deveria mais haver resistência por parte dos professores que preferem ministrar aulas somente com instrumentos tradicionais, descartando as possibilidades que a internet proporciona”, enfoca o professor. Fica até difícil, hoje, querer ignorar os meios alternativos, porque os estudantes adoram usar a tecnologia.

O Curso "Tecnologias inovativas em educação musical" vai contemplar tanto os professores quanto os alunos diretamente, pois cada treinamento ofertado ao docente será refletido nas salas de aula. Assim sendo, o aluno também é nosso público alvo, mesmo que de forma indireta. “Por isso consideramos urgente a necessidade de realizarmos um curso dessa magnitude, por que infelizmente a formação de muitos professores não foi contemplada com as inovações já disponíveis no ramo tecnológico da área”, explicita Giann.

A necessidade de preparação nessa área é tanta que o próprio Giann Ribeiro precisou fazer mestrado e doutorado nessa área, objetivando especializar-se de forma mais aprofundada em seus estudos. Agora é hora dele compartilhar os conhecimentos adquiridos com os colegas da área musical. Atualmente, o professor estuda na Finlândia, país que está no ranking dos 5 países que possuem a melhor educação no mundo.

O Professor Giann Ribeiro termina a entrevista fazendo um apelo: “Pedimos aos Senhores Diretores das escolas e aos respectivos Coordenadores dos Departamentos de Cursos que liberem os professores para eles participarem desse importante momento de formação e capacitação. Pois, entendemos que o sistema educacional regional será o maior beneficiado com a realização desse Curso”, finaliza.

Confira a programação completa:

Dia 28, a palestra será realizada pela manhã, das 8h30 às 11h30.

Tema: Recursos on-line para ensino-aprendizagem em sala de aula.

Dia 28, a palestra será realizada a tarde, das 13h às 17h

Tema: Workshop: Tecnologias educacionais aplicadas na educação musical (tablets e smartphones)

Dia 29, a palestra será realizada pela manhã, das 9h às 11h

Tema: Videoconferência: Mossoró-Tempere (Finlândia)

Dia 29, a palestra será realizada a tarde, das 13h às 17h

Tema: Workshopy:  Tecnologias educacionais aplicadas na educação musical

Dia 30, as palestras acontecerão pela manhã, das 8 às 11h30 e a tarde, das 13h às 17h

O "Professores para o Futuro" é uma ação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) que visa à capacitação internacional de docentes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Giann Ribeiro faz parte da primeira turma, que viajou à Finlândia a fim de desenvolver projetos de inovação tecnológica a partir do modelo de educação profissional finlandês. Uma segunda turma já foi aprovada para este ano.