Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Capacitação

Curso em Energia Eólica, Operação e Manutenção de Aerogeradores acontecerá na próxima semana

Curso será realizado em parceria com a FUNCERN e CONSUTEC

Publicada em 01/07/2016 Atualizada há 1 ano

Será realizado nos dias 08 e 09 de julho o curso em Energia Eólica, Operação e Manutenção de Aerogeradores. O curso é uma realização do IRFN/Campus Mossoró, em parceria com a FUNCERN e CONSUTEC.

O curso tem como objetivo proporcionar aos participantes o conhecimento básico das atividades de um parque eólico, dos principais componentes e funcionamento de um aerogerador, como também permitir entender as rotinas de manutenção e operação.

As aulas serão ministradas pelo instrutor Danilo Dantas, especialista técnico em energia eólica com 10 anos de experiência em geração de energia, atuando como especialista técnico em manutenção SR e instrutor corporativo de O&M em multinacional líder do setor.

Estão sendo ofertadas 30 vagas e as aulas acontecerão neste Campus, das 13h às 17h e das 18h às 22h, na sexta-feira (08) e das 09h às 12h e das 13h às 18h, no sábado (09), totalizando uma carga horário de 16h. Para mais informações o interessado pode entrar em contato com a FUNCERN por meio do telefone (84) 3312-3156 ou pelo e-mail leninha@funcern.br.

Público-alvo

Profissionais, tais como, técnicos, engenheiros, empresários, investidores e estudantes das mais diversas áreas de interesse, que desejam atuar diretamente na manutenção de aerogeradores, como também profissionais que estejam buscando conhecimento no setor a fim de adequar seus produtos e serviços ao seguimento que mais cresce no país, ou seja, o de energia eólica.

Conteúdo programático

Mecanismos de Formação dos Ventos;

Variações dos ventos;

Cálculo da energia disponível no vento;

Apresentação geral dos principais componentes;

Funcionamento e importância dos principais componentes;

Características dos rotores com eixo horizontal;

Sistemas Eólicos de Conversão de Energia;

Principais tecnologias utilizadas;

Tipos de atividades em turbinas eólicas (operação e manutenção.