Cultura de Quinta

Cultura de Quinta anima e traz muitas apresentações artísticas para o Campus Mossoró

Evento é um projeto do Núcleo de Artes do IFRN/MO

Publicada em 03/09/2019 Atualizada há 1 ano

Nesta última quinta feira do mês de agosto (29), uma das atividades da programação foi uma roda de conversa com os professores de história do Campus

As últimas quintas-feiras de cada mês no Campus Mossoró são especiais. O Centro de Convivência fica movimentado e recheado de muita música, dança, poesia entre outras apresentações artísticas. Isso é devido ao projeto Cultura de Quinta, do Núcleo de Artes do IFRN/MO (Nuarte).

A recente edição do evento aconteceu no dia 29 de agosto. Durante os dois turnos – manhã e tarde – foram apresentadas declamações, roda de conversa com os professores de história do Campus e ainda, uma intervenção performática para apresentar o mais novo grupo artístico do Campus ligado ao Nuarte: o Núcleo de Poesia e Escrita (Nupe).

Início e desenvolvimento do projeto

O Cultura de Quinta originou-se em 2015 e tomou forma com a criação dos intervalos culturais no Centro de Convivência, com o Cinedebate e atividades artísticas culturais em geral. “Primeiramente, a intenção era de promover experiências estéticas e intervenções artísticas, mas tomou novas dimensões a partir de sua construção coletiva e da escolha de um tema norteador para cada encontro”, explica a professora Euza Raquel.

O Núcleo de Artes, equipe organizadora do evento, busca na maioria das vezes trazer produções culturais do IFRN para que o público interno e externo conheça e valorize os trabalhos artísticos desenvolvidos pelo Instituto. “Queremos proporcionar autonomia, empoderamento, criticidade e diálogo entre as produções artísticas ‘ifianas’, além de possibilitar o acesso da comunidade externa a estas produções artístico-culturais”, destaca a professora.

Ao longo dos anos, diversos temas importantes e reflexivos para a sociedade foram abordados, dentre eles, a diversidade, a tolerância, o mundo trabalho, a consciência negra e meio ambiente. “Este ano, por exemplo, a gente falou sobre a cultura nordestina no São João do IF e a questão da mulher durante a semana lilás”, diz Euza.

“Também convidamos outras escolas de Mossoró para que possam trazer os estudantes e participem de oficinas, as quais geralmente são com temas relacionados aos últimos acontecimentos do período em que são realizadas, como, por exemplo, datas comemorativas e olimpíadas de conhecimento”, acrescenta.

O Núcleo de Artes

O Nuarte é uma iniciativa em conjunto com servidores (docentes e técnicos), estudantes e ex-alunos. O projeto abraça vários grupos artísticos como o Grupo Andaluz de Teatro, a Cia Passo com Passo, o Rabisco (grupo de desenho), o Coletivo Página 1, NUAV (Núcleo Áudio Visual), e o NUP (Núcleo de Poesia). A organização é dividida em assessorias (uma para cada linguagem artística) e coordenação geral (bolsistas e coordenadorias).